Como evitar a Ferrugem na sua horta

Como evitar a Ferrugem na sua horta
 

Ficha Técnica

Nome científico: Hemileia vastatrix, Puccinia horiana, Phakopsora pachyrhizi, Physopella zea, Puccinia coronata, Puccinia cymbopogonis, Puccinia graminis, Puccinia melanocephala, Puccinea polysora,Puccinia recondita, Puccinia sorghi, Sphenospora kevorkianii, Tranzschelia discolor, Uredo behnickiana
Nomes populares: Ferrugem, Ferrugem asiática, Ferrugem branca, Ferrugem polisora, Ferrugem-amarela, Ferrugem-da-folha, Ferrugem-do-colmo
Ordem: Pucciniales
Classe: Pucciniomycetes
Filo: Basidiomycota
Reino: Fungi
Partes afetadas: 
Sintomas: Lesões de coloração amarela a vermelha e em alguns casos branca, de formato arredondado a oblongo. Presença de esporos pulverulentos semelhantes à ferrugem.

Dicas e cuidados com a Ferrugem

Muitas plantas são afetadas por esta doença. Também conhecido como Oxidação. mas mesmo com o mesmo nome Mas muitas vezes a causa da ferrugem não é a mesma quando se trabalha com plantas diferentes. Por exemplo, a ferrugem branca do crisântemo é causada por Puccinia horiana e a ferrugem das orquídeas é causada por Sphenospora kevorkianii. Entre as principais culturas alimentares, destacam-se a ferrugem do colmo do trigo, causada por Puccinia graminis, e a ferrugem asiática da soja, causada por Phakopsora pachyrhizi, capim-limão, pêssego, goiabeira, macieira e jabuticabeira, entre outras.

A ferrugem é assim chamada por causa das lesões com massas pulverulentas de esporos amarelos a avermelhados. Os esporos têm uma estrutura de distribuição fúngica semelhante à de uma semente de planta. Seu tamanho é pequeno. E cada lesão pode conter milhões de esporos. e o suficiente para que um único esporo germine nas condições certos de temperatura e humidade para o surgimento de novas infeções. No entanto, a viabilidade dos esporos durante a germinação é limitada. E nem todos os esporos eventualmente causam novas infeções. O principal mecanismo de dispersão dos esporos é o vento que pode transportá-los por milhares de quilômetros.

A ferrugem geralmente se beneficia de um clima ameno com temperaturas moderadas e alta pluviosidade. Observa-se maior incidência na estação chuvosa, que compreende a formar orvalho nas folhas. Esses fatores estão relacionados à necessidade de manter as folhas úmidas para que os esporos germinem. A irrigação mal gerida pode, portanto, promover o desenvolvimento de ferrugem. O ideal é regar o solo ou o substrato e evitar que as folhas fiquem muito molhadas, principalmente se houver histórico de doenças na área.

O dano às plantas é irreparável porque o tecido vegetal afetado não tem mais capacitância de se regenerar. Para plantas ornamentais A melhor opção é trucidar as plantas afetadas para evitar que outras plantas sejam afetadas. Para grandes lavouras, o uso de fungicidas pode minimizar o impacto negativo na produção que é o objetivo da lavoura. Infelizmente, não existem fungicidas para tratar a doença Existe um medicamento preventivo Portanto, as doenças é, portanto, um problema sério.

É uma formulação caseira de fácil preparo e muito utilizada na agricultura o xarope Bordalesa¹. É constituído por uma mistura de sulfato de cobre, cal hidratada ou cal e água. Este xarope tem se mostrado eficaz contra muitas espécies de fungos e bactérias em muitas plantas, sejam elas ornamentais, frutas, grãos ou vegetais.

Dicas e cuidados com a Ferrugem

A Xarope Bordalesa actua por contacto, pelo que a aplicação profiláctica deverá ser efetuada ao fim de alguns dias ou após chuvas moderadas. Você precisa fazer um novo aplicativo. Não aplique diretamente em todas as plantas, você deve testar em algumas folhas e verificar se não há toxicidade, pode diluir ou concentrar a calda se precisar.

Vale ressaltar que a saúde da planta deve ser sempre verificada no ato da compra. Muitas doenças são trazidas através de substrato contaminado ou plantas doentes. Consequentemente, tenha muito cuidado na hora de comprar, essa com certeza é a melhor forma de prevenir não só a ferrugem, mas também outras doenças.

Receitas de Calda Bordalesa podem ser encontradas na página de receitas de controle de pragas e fungos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem