Receitas caseira para o controle de fungos e pragas

Receitas caseira para o controle de fungos e pragas
 Grupos grandes de lagartas exigem medidas rápidas.

Plantamos com muito cuidado e atenção e vemos como nossas plantas crescem brilhantes e bonitas. Imagina nossa surpresa quando encontramos pragas e doenças. que infecta e arruína o que nos importa com tanto cuidado. Mas não devemos nos desesperar, afinal esses pequenos animais cumprem o papel que a natureza lhes deu e é nosso dever controlá-los e não exterminá-los.

Nesses casos, primeiro identifica a peste bubonica ou doença e descubra sua causa. Você notará que a prevenção teria evitado o problema em muitos casos. tesouras mal esterilizadas, introdução de novas plantas, lixo acumulado, propagação de ervas daninhas são algumas das várias razões para a introdução de pragas e doenças no horto. Bem, sim, tomar medidas preventivas e de controle para resolver a situação.

A seguir introduzimos três receitas fáceis de fazer, com ingredientes baratos e eficazes no controle e prevenção de diversas pragas e doenças conhecidas, como ácaros, pulgões, lagartas, cochonilhas, entre outras que insistem em devorar nossas plantas. Usar os produtos com moderação, porque embora muitas vezes sejam naturais, isso não significa que não sejam tóxicos e prejudiciais à nossa saúde e ao meio ambiente.

Lembre-se quando você usa inseticidas. Você também está atacando insetos benéficos como abelhas e joaninhas. Bem como fungicida e antibacteriano. Usar o bom senso e pulverize as plantas apenas quando a peste bubonica ou doença as estiver danificando. Evite sempre a aplicação em flores e frutas, limitando-se às áreas afetadas.

Solução Adesiva:

  • 100 gramas de sabão de côco (1/2 barra)
  • 2,5 litros de água

Corte o sabão de coco em nacos pequenos e coloque-os em uma caçarola com água. Deixe ferver, mexendo sempre, até que o sabão esteja completamente dissolvido. Armazenar em um recipiente hermético após o resfriamento. Essa solução sozinha não resolve os problemas sua função é diluir, alastrar e fixar as ervas. Usar bem misturado com outras fórmulas, minutos antes de pulverizar.

O fumo possui propriedades inseticidas
O fumo possui propriedades inseticidas

Calda de Fumo:

  • 50 gramas de fumo em pó
  • 1 litro de água

Corte o tabaco em nacos bem pequenos e ponha em uma panela com água. Ferve essa mistura por 25 minutos, acrescente a solução de cola, misture bem, tampe a caçarola e espere esfriar. Filtre e pulverize nas plantas no mesmo dia, pois o ingrediente ativo é muito volátil. Usar luvas e máscara ao trabalhar com fumos, pois é tóxico. Se preferir, existem produtos prontos, práticos e igualmente eficazes como o Liquid Smoke. Ao aplicar em frutas e hortaliças, observem o período de carência de 10 dias antes da colheita e lave-os bem antes do consumo. indicado contra insetos e ácaros, como cochonilhas, pulgões, lagartas, etc.

Calda Bordalesa

Calda Bordalesa:

  • 30 gramas de sulfato de cobre (3 colheres de sopa)
  • 30 gramas de cal virgem (3 colheres de sopa)
  • 5 litros de água
  • 1 balde de plástico
  • 1 panela
  • 1 pano de algodão
  • 1 arame

Amasse bem o sulfato de cobre e ponha sobre o pano como um sachê. Copula bem o tecido com a linha e pendure o saco dentro do balde plástico com 8 litros de água, de forma que não encosta no fundo do recipiente, reservar. Faça o leite de limão colocando o limão em uma caçarola e adicionando aos poucos 2 litros de água, mexendo até dissolver completamente. Essa mistura é muito quente e pode incinerar, aguardar 24 horas para mesclar a solução. Em vez de cal virgem, pode-se usar cal apagada para fazer leite de cal, que é mais prático e menos perigoso.

Verifique o Ph do xarope mergulhando um controle deslizante de ferro na solução. Se a ferrugem aparecer na superfície após alguns minutos sinaliza que a solução é muito ácida. e precisa adicionar mais leite de limão Verifique o xarope até que o Ph esteja neutro e a lâmina de vidro não esteja mais corroída. Aplicar calda bordalesa no mesmo dia sem diluir.

Para quem tem dificuldade de encontrar sulfato de cobre em pet ou lojas de produtos químicos, principalmente em pequenas quantidades, já é possível encontrar sulfato de cobre na quantidade ideal para fazer calda. Este é o produto Cupro da Dimy, disponível em boas lojas. Embora a embalagem recomende o uso do produto puro e diluído, ele também deve ser neutralizado com cal, para não causar fitotoxicidade nas plantas.

Utilizar sempre equipamento de protecção individual na preparação e aplicação da argamassa descrita. Não aplicar em dias de chuva ou sob sol muito quente. Evite aplicar os produtos durante a floração pois podem prejudicar seriamente a frutificação.

Você pode encontrar ingredientes para xarope de Bordeaux e xarope de tabaco em uma loja de horticultura. ferragens e equipamentos agrícolas. Estas são as receitas clássicas colocadas na agricultura orgânica, mas existem muitas outras receitas naturais alternativas para controle de pragas e doenças, mas isso fica para o próximo artigo!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem