Coco ou Cocos nucifera Coco-da-baía, Coco-da-praia, Coqueiro, Coqueiro-anão, Coqueiro-da-índia

Coco ou Cocos nucifera Coco-da-baía, Coco-da-praia, Coqueiro, Coqueiro-anão, Coqueiro-da-índia
 

Ficha Técnica

Nome científico: Cocos nucifera
Nomes populares: Coco-da-baía, Coco-da-praia, Coqueiro, Coqueiro-anão, Coqueiro-da-índia
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Coco ou Cocos nucifera

A origem do coqueiro é controverso. Há indícios de que o coqueiro teve origem na Asia, Oceania ou África. O fato é que, devido à baixa densidade de sementes, os cocos são espalhados pelas correntes oceânicos ao longo das costas de muitos países tropicais.

A palmeira é uma grande palmeira com um único caule e uma altura de 30 metros. Suas folhas são grandes, aladas, com até 6 metros de comprimento. Deles são obtidas fibras rústicas e resistentes, que são utilizadas em diversos produtos artesanais e industriais, como pincéis e esteiras. As inflorescências estão penduradas em belos cachos de cerca de 1 metro de comprimento, intercaladas com muitas pequenas flores brancas ou amarelo-amareladas. A polinização cruzada é possível porque as flores masculinos abrem em momentos diferentes das flores femininas na mesma palmeira.

Os frutos são em forma de drupa, globulares a ovóides, com pericarpo (pele) verde, amarelo ou vermelho, dependendo da variedade. Quando maduros, os frutos ficam marrons e podem ser tiradas deliciosas e nutricionais amêndoas (endocarpos). Protegida por um súber lenhosa, esta amêndoa, com cerca de 1 cm de grossura, de cor branca, pode ser consumida crua ou na preparação de uma infinidade de pratos culinários, entre doces e salgados. Os cocos verdes têm um núcleo mais macio e subdesenvolvido, mas contêm mais quantidade e qualidade de água de coco. Líquido nutritivo e refrescante, muito económico. O mesocarpo, a parte fibrosa do fruto serve de substrato para plantas epífitos, como as orquídeas.

Dicas e cuidados sobre o Coco ou Cocos nucifera

Existem três tipos principais de coqueiros, todos produtivos e ornamentais, mas com finalidades diferentes. A arvore gigante é uma palmeira original, alta, longeva, própria para a secagem da copra. variedades anãs (Cocos nucifera ' Dwarf ') são mais adequadas para o cultivo de cocos verdes. Não mais que 3 metros, vivem cerca de 20 anos, mas são rápidos e eficientes. O terceiro grupo inclui plantas híbridas obtidas pelo cruzamento de gnomos e gigantes. com características intermediárias.

Devem ser cultivadas o pleno sol, em solo arenoso ou argiloso, profundo e fértil, regadas a intervalos regulares. Os coqueiros são altamente ajustáveis ​​à salinidade do solo. Esta é uma palmeira simples e de crescimento veloz que se encaixa impecavelmente em projetos de pátios tropicais e costeiros. Eles não tolerar frio ou seca. Propagado por sementes de côco maduros (cerca de 12 meses) selecionadas da planta mãe.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem