Clúsia-porcelana ou Clusia orthoneura Clúsia-colombiana, Clúsia-rosa, Flor-de-porcelana
Dicas e cuidados sobre a Clúsia-porcelana ou Clusia orthoneura
Provavelmente nativa da cordilheira oriental de Boyacá, na Colômbia, a clusia de porcelana é uma espécie com interessantes propriedades adaptativas que pode se comportar como planta epífita, trepadeira, arvoreta ou arvore. Usualmente cresce entre 1,5 e 3,6 metros, mas pode atingir uma altura de 15 metros. É bastante ramificada desde a base com fortes ramos lenhosos e deposita raízes adventícias espessos nos ramos inferiores que nem sempre tentam formar um torrão mas optam rodeado o vaso para encontrar o solo ou um suporte para descanso.
Em seu habitat, geralmente regiões montanhosas com altitudes acima de 800 metros, pode nascer no chão ou em forquilhas, e se encontrar uma árvore por perto, usa suas raízes para escalar. Nesses casos, pode se comportar como gameleiras (Ficus clusiifolia), que gradualmente sufocam e matam a planta hospedeira.
Sua coroa é irregular e de forma esférica. bastante denso As folhas são simples, contrapostos, ovadas ou lanceoladas. As folhas são coriáceas e espessos. O vocábulo específico ortoneura refere-se às nervuras secundárias das folhas paralelas. Visualmente, as folhas da porcelana Clusia são mais estreitas e maleáveis que as folhas da Clusia (Clusia fluminsensis). Quando maduros, os caules ou folhas introduzem látex branca. Floresce durante todo o ano, nas extremidades dos ramos, de forma contínua mas em pequeno número, com 5-7 pétalas, brilhantes e cerosas, de cor rosa, com uma coloração mais intensa no centro e nas extremidades.
No jardim e na decoração o porcelanato Clusia se destaca por ser um dos poucos tipos de arbusto que se mantém frondoso e bonito em meia-sombra ou na penumbra. Assim, é possível explorar esta espécie em cercas vivas, à sombra de uma copa não muito fechada. Da mesma forma, pode ser cultivada em vaso, dentro de casa, desde que receba bastante luz indireta, como a proporcionada pela proximidade de uma clarabóia, varanda ou janela ensolarada.. Deve-se ter cuidado ao usar espécies postas perto de estruturas como paredes, casas ou piscinas, pois podem se tornar um tanto destrutivas se crescer livremente.
Curiosidade: A madeira de Clusia orthoneura é considerada de excelente qualidade, altamente durável e utilizada em carpintaria de telhados. O látex e a resina tirados das flores têm propriedades medicinais e costumam ser usados para cobrir feridas. Leite desidratado também era usado como incenso na igreja.
Deve ser cultivada em meia sombra ou luz filtrada, em solo fértil, drenante, enriquecido com matéria orgânica, mantendo o solo úmido. Crescimento lento e aceita modelagem ou poda. A porcelana Clúsia não tolera frio intenso, geadas, inundações ou secas. A irrigação deve ser regular durante os primeiros anos de plantio e reduzida durante os meses frios de inverno. Propaga-se por sementes ou estacas, preferencialmente com troncos lenhosos e raizes acessórias. As sementes devem ser colhidas de nozes e semeadas frescos, pois o armazenamento reduz seu poder de germinação.