Clúsia-porcelana ou Clusia orthoneura Clúsia-colombiana, Clúsia-rosa, Flor-de-porcelana

Clúsia-porcelana ou Clusia orthoneura Clúsia-colombiana, Clúsia-rosa, Flor-de-porcelana
 

Ficha Técnica

Nome científico: Clusia orthoneura
Sinonímia: Clusia braziliana
Nomes populares: Clúsia-colombiana, Clúsia-rosa, Flor-de-porcelana
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Clúsia-porcelana ou Clusia orthoneura

Provavelmente nativa da cordilheira oriental de Boyacá, na Colômbia, a clusia de porcelana é uma espécie com interessantes propriedades adaptativas que pode se comportar como planta epífita, trepadeira, arvoreta ou arvore. Usualmente cresce entre 1,5 e 3,6 metros, mas pode atingir uma altura de 15 metros. É bastante ramificada desde a base com fortes ramos lenhosos e deposita raízes adventícias espessos nos ramos inferiores que nem sempre tentam formar um torrão mas optam rodeado o vaso para encontrar o solo ou um suporte para descanso. 

Em seu habitat, geralmente regiões montanhosas com altitudes acima de 800 metros, pode nascer no chão ou em forquilhas, e se encontrar uma árvore por perto, usa suas raízes para escalar. Nesses casos, pode se comportar como gameleiras (Ficus clusiifolia), que gradualmente sufocam e matam a planta hospedeira.

Sua coroa é irregular e de forma esférica. bastante denso As folhas são simples, contrapostos, ovadas ou lanceoladas. As folhas são coriáceas e espessos. O vocábulo específico ortoneura refere-se às nervuras secundárias das folhas paralelas. Visualmente, as folhas da porcelana Clusia são mais estreitas e maleáveis ​​que as folhas da Clusia (Clusia fluminsensis). Quando maduros, os caules ou folhas introduzem látex branca. Floresce durante todo o ano, nas extremidades dos ramos, de forma contínua mas em pequeno número, com 5-7 pétalas, brilhantes e cerosas, de cor rosa, com uma coloração mais intensa no centro e nas extremidades.

No jardim e na decoração o porcelanato Clusia se destaca por ser um dos poucos tipos de arbusto que se mantém frondoso e bonito em meia-sombra ou na penumbra. Assim, é possível explorar esta espécie em cercas vivas, à sombra de uma copa não muito fechada. Da mesma forma, pode ser cultivada em vaso, dentro de casa, desde que receba bastante luz indireta, como a proporcionada pela proximidade de uma clarabóia, varanda ou janela ensolarada.. Deve-se ter cuidado ao usar espécies postas perto de estruturas como paredes, casas ou piscinas, pois podem se tornar um tanto destrutivas se crescer livremente.

Dicas e cuidados sobre a Clúsia-porcelana ou Clusia orthoneura

Curiosidade: A madeira de Clusia orthoneura é considerada de excelente qualidade, altamente durável e utilizada em carpintaria de telhados. O látex e a resina tirados das flores têm propriedades medicinais e costumam ser usados ​​para cobrir feridas. Leite desidratado também era usado como incenso na igreja.

Deve ser cultivada em meia sombra ou luz filtrada, em solo fértil, drenante, enriquecido com matéria orgânica, mantendo o solo úmido. Crescimento lento e aceita modelagem ou poda. A porcelana Clúsia não tolera frio intenso, geadas, inundações ou secas. A irrigação deve ser regular durante os primeiros anos de plantio e reduzida durante os meses frios de inverno. Propaga-se por sementes ou estacas, preferencialmente com troncos lenhosos e raizes acessórias. As sementes devem ser colhidas de nozes e semeadas frescos, pois o armazenamento reduz seu poder de germinação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem