Informações e cuidados com a planta Clusia

Clúsia ou Clusia fluminensis
 

Ficha Técnica

Nome científico: Clusia fluminensis
Família: Clusiaceae
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Clúsia ou Clusia fluminensis

Originária dos litorais de São Paulo e Rio de Janeiro, a clusia pode ter o tamanho de um arbusto ou árvore e atingir 6 metros de altura se não for podada. Suas folhas são bastante decorativas com folhas duras, brilhantes e em forma de gota. Tem uma peculiaridade interessante: é capaz de absorver dióxido de carbono durante a noite, tendo assim um fotossíntese mais eficiente e grande proteção contra a desidratação. As flores são pequenas e brancas. e é uma espécie separada Ou seja, existem plantas masculinos e femininas separadas umas das outras. A floração ocorre na primavera e no verão. A pequena baga atrai pássaros.

Tem ampla utilização no paisagismo, sendo excelente para estabelecer cercas vivas e fileiras resistentes, principalmente no litoral onde outras plantas têm dificuldade de adaptação. Também pode ser plantada em vasos em terraços ou dentro de casa, bem como arbustos informais sozinhos ou em grupos no horto.

Dicas e cuidados sobre a Clúsia ou Clusia fluminensis

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo leve e fértil, com irrigação periodica. A poda deve ser realizada regularmente para manter a densidade do arbusto. Fácil de propagar por estacas, enxertia ou sementes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem