A utilização do mulching para deixar a terra sempre fértil
A cobertura morta é uma técnica comumente usada no manejo do solo em largo escala em permacultura, agrossilvicultura e agroecologia. Essa técnica pode e deve ser utilizada em espaços menores; jardins, pomares, pomares e vasos em geral. Existem algumas espécies que não gostam dessa cobertura, como orquídeas e suculentas, por exemplo.
A natureza ensina. Reflita em como é o chão da floresta. Não havia ninguém para irrigar, adubar, mexer na terra .. Tudo estava em perfeito equilíbrio. O próprio ecossistema cria condições ideais para as plantas que nele vivem. E graças à cobertura vegetal, os solos florestais são lisos, drenantes e ricos em micróbios. Agora estou fazendo a diferença aqui: o solo do sertão. Nessa profundeza A terra estava seca, murcha, sem vida, sem matéria orgânica, argilosa, sem cobertura morta.
Saber mais sobre os benefícios desta técnica ecológica
- Evita a perda excessiva de água no solo;
- Diminui o impacto das chuvas;
- Regula a temperatura ambiente do solo;
- Enriquece o solo à medida que se decompõe (adubo);
- Melhora o desempenho das culturas, sejam alimentícias ou ornamentais;
- É custo zero;
- Confere um acabamento rústico e natural ao jardim.
O que pode ser usado para cobertura morta?
As regras para proteger o solo devem ser: usar pequenos materiais secos de origem vegetal encontrados perto de casa.
- casca de pinus;
- cavacos de madeira;
- serragem ou maravalha (sem tratamento químico);
- musgo desidratado;
- fibra de coco (desfiada ou triturada);
- palha de arroz (natural ou carbonizada);
- feno;
- bagaço de cana;
- aparas de grama;
- folhas secas trituradas ou quebradas em pedaços pequenos;
- gravetos e pedaços de troncos (triturados);
- bagas secas de sementes;
- casca de amendoim, de castanhas ou de nozes trituradas.
- na ausência de materiais naturais, você ainda pode utilizar papeis ou papelão, ou mesmo tecidos naturais velhos, desde que estes não estejam tingidos com tintas ou outras substâncias tóxicas para o solo e as plantas.
Como e quanto devemos cobrir o terreno?
O solo deve ser totalmente coberto com palha, tanto em canteiros quanto em vasos, com uma camada de 2 a 5 cm, dependendo das condições do solo e da estação do ano. No verão, a camada de cobertura morta deve ser mais espessa, pois isso ajuda as plantas a não secar rapidamente, o solo estorve mais humidade, ou seja, requer menos rega. A cobertura morta também ajuda a controlar as formigas cortadeiras (elas adoram solo podre e descoberto) e protege seu horto das chuvas fortes. Nos meses frios do ano, a espessura dos canteiros e vasos pode ser diminuída. Especialmente em áreas úmidas onde já existem cogumelos em seu jardim, você não corre o risco de transformar seu jardim em um paraíso para lesmas e lesmas. caramujos.
Mulching usado correctamente e combinado com adubo orgânico pode causar uma revolução no jardim! Garante plantas mais saudáveis e felizes. falando em nutrição do solo, eu e a Raquel Patro criamos um e-book muito completo sobre adubação orgânica! material gratuito repleto de ensinos maravilhosos para te ajudar a cuidar do seu jardim de forma natural. Ah... você sabia que uma horta com solo bem nutrido e protegido é essencial para o controle de pragas e doenças de plantas? Mas falo sobre esse assunto em um próximo artigo. Mas diga-me: o seu horto parece mais um floresta ou um solo sertanejo?