Clerodendro ou Clerodendrum speciosissimum Clerodendro-vermelho

Clerodendro ou Clerodendrum speciosissimum Clerodendro-vermelho

Ficha Técnica

Nome científico: Clerodendrum speciosissimum
Sinonímia: Clerodendrum glandulosum, Clerodendrum fallax, Clerodendrum buchananii, Clerodendrum japonicum, Clerodendrum greyi, Clerodendrum papuanum, Clerodendrum pulchrum
Nomes populares: Clerodendro-vermelho
Família: 
Origem: 

Luminosidade: ,  

Dicas e cuidados sobre a Clerodendro ou Clerodendrum speciosissimum

Clerodendro é uma planta com flores exuberantes que é nativa da Ásia e Oceania e se disseminou para outras partes do planeta devido às suas qualidades ornamentais. É semi-herbácea, possui ramos eretos e ramificados e pode atingir cerca de 4 metros de altura, formando uma pequena árvore. Suas folhas são em forma de coração, contrários, grandes, pubescentes, verde-escuras, brilhantes e com margens irregularmente dentadas. 

As inflorescências são do tipo panícula, grandes, terminais, eretas sobre a folhagem, com numerosas flores vermelhas, tubulares, pentâmeras com estames longos. A floração pode durar o ano todo em climas quentes, mas concentra-se na primavera e no verão em climas subtropicais e temperados. flores, além de lindas Também atrai abelhas e borboletas. A fruta é vermelha no início e fica preta à medida que amadurece.

C. speciosissimum É uma cepa simples e prolífica. mas raramente é explorado em paisagismo. Pode ser plantada isoladamente, em grupos ou em fileiras. É particularmente atraente ao longo das alamedas adornando o cume Como algumas outras espécies de clerondendron, esta também compreende a escapar do controle do cultivo pois continuamente lança novos brotos das raízes aumentando gradativamente o tamanho da touceira. Por este motivo, recomenda-se que seja cultivada em vasos onde possa embelezar zonas rodeadas por muros ou passeios, cantos de jardins, fileiras de arvoredos e terraços, especialmente jardins e varandas soalheiras.. 

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em qualquer tipo de solo, mas preferencialmente em solo fértil enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. As folhas ficam mais densas sob o sol forte, assim como a floração que é mais intensa. Em climas subtropicais ou temperados quentes, esta espécie de clerodendron se comporta como uma árvore de folha caduca, perdendo suas folhas durante o inverno e crescendo vigorosamente na primavera. Propagado por semente mas principalmente separando brotos que surgem naturalmente ao redor da planta-mãe.

Dicas e cuidados sobre a Clerodendro ou Clerodendrum speciosissimum

Planta medicinal

Indicações: Artrite, Afecções do fígado, Problemas de visão, Hemorróidas, Hérnia, Insônia
Propriedades medicinais: Medicina Tradicional Chinesa
Partes utilizadas: Flores e Raízes

Atenção

Uso medicinal sob restrita orientação médica. Planta tóxica. Pode se tornar invasiva em determinadas situações, escapando ao controle.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem