Clerodendro-branco ou Clerodendrum wallichii

Clerodendro-branco ou Clerodendrum wallichii
 

Ficha Técnica

Nome científico: Clerodendrum wallichii
Sinonímia: Clerodendrum nutans, Clerodendrum penduliflorum, Clerodendrum laevifolium
Família: 
Origem: , Bangladesh, Birmânia, Butão, , Paquistão, 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Clerodendro-branco ou Clerodendrum wallichii

O Clerodendron branco é um arbusto semi-lenhoso ou uma árvore trepadeira nativa do Sudeste Asiático tropical e cultivada para fins ornamentais e de floração. Com ramos arqueados com galhos longos e não ramificando muito. Suas folhas são verde-escuras, brilhantes, lanceoladas, intactas, contrários, com nervuras bem marcadas e bordas serrilhadas irregularmente. 

As inflorescências aparecem no outono, paniculadas, tardias, longas, soltas, caídas. Suas flores são delicadamente perfumadas, hermafroditas, brancas, de cinco membros, com longos estames dobrados para cima e cálice levemente esverdeado. O resultado é esférico. O fruto maturo é preto-azulado e tem uma cobertura de copo dura que se torna vermelha.

Com buquês delicados em cascata, a Clerodendron Caucasóide tem um tempo de floração comparativamente curto, mas não decepciona. É de crescimento lento, requer pouca manutenção e pode ser cultivada em uma pequena árvore ou trepadeira por poda e amarração. Uma das grandes coisas sobre esta espécie é que ela floresce bem em condições de sombra. Em arbustos, isso é muito raro. Desta forma, é uma planta de eleição para ornar interiores bem iluminados, bem como corredores e outras zonas um tanto escuras do jardim. 

Dicas e cuidados sobre a Clerodendro-branco ou Clerodendrum wallichii

Pode ser feito facilmente em vasos e floreiras. Além disso, atrai um grande número de borboletas e abelhas durante o período de floração. Ao contrário de muitas espécies do gênero Clerodendrum, o Clerodendron branco não emite muitos brotos das raizes por isso tem baixo potencial invasor. Deve ser cultivada o pleno sol, meia-sombra ou meia-sombra, em solo fértil, drenante, de pH neutro ou levemente ácido, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. 

Reconhece calor e umidade tropicais, mas tolera geadas leves e frio extremo. Ele vai perder suas folhas. e brotar novamente no próxima primavera. Propaga-se por sementes e estacas de estacas enraizadas em substrato úmido.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem