Clerodendro-da-china ou Clerodendrum bungei Hortênsia-mexicana, Flor-da-glória
Dicas e cuidados sobre a Clerodendro-da-china ou Clerodendrum bungei
O clerodendron chinês é um arbusto de folha caduca, semi-lenhoso, com ramos eretos, esparsamente ramificados, com flores ornamentais. Suas folhas são grandes, contrapostos, ovais a em forma de coração, de cor verde escura com margens irregulares e odor almiscarado. As inflorescências aparecem no final da primavera e a floração dura até a primeira geada. As flores são coletadas em numerosas inflorescências corimbosas, de cinco pétalas, em forma de funil, rosa. No inverno, o clerodendron chinês perde suas folhas e parece morrer, mas volta a crescer lindamente na primavera. O fruto é uma pequena fruta azul.
Este lindo clerodendron pode ser usado em massa ou em fila, preferencialmente em locais onde o confinamento é possível. Assim, não é interessante plantá-la próximo a plantas menores, pois aguenta a sufocá-las. Além disso, como produz brotos vigorosos diretamente das raizes pode ser difícil de controlar em alguns lugares. Consequentemente, evite áreas acidentadas onde o cortador não pode alcançar. Uma ótima maneira de cultivar esta planta é em vasos e jardineiras. Dessa forma, não há necessidade de se preocupar com a propagação muito longe. Suas flores são perfumadas e opulentos em néctar, tornando-as muito atrativas para borboletas e beija-flores.
Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solos férteis e drenantes, enriquecidos com matéria orgânica e regados regularmente durante a estação de crescimento. Aproveite o inverno para fazer uma boa poda, retirando galhos secos e doentes, e modelando a planta. Tolerante à seca, uma vez bem estabelecido. Sem resistência à imersão Fácil de propagar dividindo estacas, separando brotos ao redor da planta mãe e aparando.