Clerodendro-perfumado ou Clerodendrum infortunatum Clerodendro-do-morro, Clerodendro, Flor-do-montouro, Clerodendro-odorífico

Clerodendro-perfumado ou Clerodendrum infortunatum Clerodendro-do-morro, Clerodendro, Flor-do-montouro, Clerodendro-odorífico
 

Ficha Técnica

Nome científico: Clerodendrum infortunatum
Sinonímia: Clerodendrum viscosum, Clerodendrum calycinum, Ovieda infortunata, Volkameria infortunata
Nomes populares: Clerodendro-do-morro, Clerodendro, Flor-do-montouro, Clerodendro-odorífico
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Clerodendro-perfumado ou Clerodendrum infortunatum

Clerodendron perfumado é um arbusto florido semi-herbular que, na natureza forma aglomerados ao redor da planta-mãe. É nativa de florestas úmidas e ao longo de rios, em áreas tropicais de até 500 metros acima do nível do mar em diferentes partes da Ásia. Agora é comum e cultivada em muitas regiões tropicais e subtropicais do mundo. No Brasil, é erroneamente identificada como Clerodendrum fragrans, sinônimo de hortênsia filipina (Clerodendrum chinense). No entanto, apesar de ser do mesmo gênero Mas esses arbustos diferem principalmente na morfologia das flores.

O perfumado Clerondendro tem ramos retangulares eretos cobertos por cabelos amarelos densos e curtos. Suas folhas são contrários, grandes, ovais, com base fibrosa, pecíolos longos, bordas serrilhadas irregularmente, pubescentes em ambos os lados. Quando ferido Eles emite um cheiro pútrido. Floresce no inverno, enquanto a maioria das plantas está dormente, brotando inflorescências em forma de panícula com cimos eretos, terminais e pedunculados acima da folhagem. 

As flores são hermafroditas, brancas tingidas de cor-de-rosa, pentâmeras, com estames longos e protegidas por brácteas verde-claro. Tem um aroma agradável e é o favorito das abelhas e borboletas. O perfume das flores é ainda mais forte ao entardecer e à noite. A fruta que se segue é um tipo de drupa azulada.

Este clerodendron é geralmente escolhido e apreciado por sua fragrância floral e densa frutificação de suas folhas. Pode ser usado sozinho ou em grupos. Mas você deve sempre pensar que ele está incessantemente se multiplicando desde a raiz Forma uma grande massa se não for controlada. Assim, dependendo do local, é interessante conter a arvoreta em vasos e floreiras, ou em cantos do jardim. Áreas de tráfego intenso ou áreas com muito vento também devem ser evitadas, pois as folhas exalam um hálito desagradável quando manuseadas. 

É ideal para bordas de bosques e ao longo de paredes, especialmente em hortos que podem ser apreciados à noite, quando a fragrância das flores é mais evidente. Na India é considerada uma planta medicinal e é amplamente utilizada na medicina ayurvédica e siddha. Ele contém compostos como clerodolina, clerodona, clerodol e um esteróide chamado clerosterol. bem como outros componentes como flavonóides e saponinas.

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil e profundo, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Não tolera geadas e geadas. Recomenda-se semear a planta em um substrato mantido úmido, pois pode sofrer com os períodos de seca e tolerar o encharcamento. Propagado fatiando brotos separados que crescem ao redor da planta original.

Dicas e cuidados sobre a Clerodendro-perfumado ou Clerodendrum infortunatum

Planta medicinal

Indicações: Helmintoses, diarréia, afecções da pele, doenças venéreas, complicações pós-parto, ferimentos, tumores externos, diabetes, anemia, alopecia, asma, tosse, reumatismo, picada de escorpião, convulsões, cálculos renais.
Propriedades medicinais: Tônico, Anti-helmíntico, Laxativo, Colagogo, Hipoglicemiante, Antimicrobiano, Hepato-protetor, Antipirético, Lactogênico
Partes utilizadas: Extratos das folhas frescas e raízes

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem