Clerodendro-cotonete ou Clerodendrum quadriloculare Flor-cotonete, Chuva-de-fogo, Fogos-de-artifício, Clerodendro, Chuva-de-estrelas, Estrela-cadente, Árvore-do-cotonete

Clerodendro-cotonete ou Clerodendrum quadriloculare Flor-cotonete, Chuva-de-fogo, Fogos-de-artifício, Clerodendro, Chuva-de-estrelas, Estrela-cadente, Árvore-do-cotonete
 

Ficha Técnica

Nome científico: Clerodendrum quadriloculare
Sinonímia: Clerodendrum balfouri, Ligustrum quadriloculare, Clerodendrum navesianum, Clerodendrum blancoanum
Nomes populares: Flor-cotonete, Chuva-de-fogo, Fogos-de-artifício, Clerodendro, Chuva-de-estrelas, Estrela-cadente, Árvore-do-cotonete
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Clerodendro-cotonete ou Clerodendrum quadriloculare Flor-cotonete

Os cotonetes são plantas arbustivas, semiperenes, ornamentais, decíduas e com flores. Nativa das Filipinas e da Nova Guine. Tem caule ramificado desde a base é ereto, podendo atingir 6 metros de altura, embora geralmente não ultrapassará os 3 metros. Dependendo do clima crescente, pode variar de perene a semidecídua. 

Suas folhas são grandes, contrapostos, lanceoladas, elípticas a oblongas, pubescentes, com nervuras bem marcadas e bordas serrilhadas irregularmente. Uma característica marcante das folhas são as páginas superiores verde-escuras ou levemente azuladas e as partes inferiores roxas, tornando a planta atraente mesmo sem flores. Existem também variedades com folhas amarelas cremosas variegadas.

Floresce na primavera, empurrando densas inflorescências terminais e panículas, com numerosas flores tubulares alongadas, semelhantes a cotonetes quando ainda fechadas, e que se abrem em cinco pétalas circunflexos, expondo os estames. O copo é vermelho, a corola é rosa ou branca. O resultado é uma baga roxa oval com quatro pétalas. 

Tem um nome botânico que "quadrilocular". Planta vistosa, ainda pouco utilizada no paisagismo, os cotonetes podem ser plantados isoladamente, como ponto focal, ou em grupos e fileiras. Para proteger a privacidade da propriedade. A folhagem escura pode fornecer um excelente fundo para outras espécies menores e de um verde mais claro. As flores desabrochando também atraem muitos visitantes graciosos, como beija-flores e borboletas. aparando, podemos manter e estimular a moita e a densidade da planta bem como treiná-la para se tornar uma árvore graciosa.

Por ser uma arvore pequena, é interessante usar em calçadas e calçadas. Ótimo para semear em vasos grandes, decorar jardins, jardins e varandas, ou como presente. Rústico não requer muita manutenção. Usualmente se resume a podas feitas anualmente após o término da floração retirando novas mudos que emergiram das raizes. Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, drenante, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente no primeiro ano de plantio. 

Uma vez totalmente enraizados, os cotonetes podem suportar curtos períodos de seca e chuvas excessivas, tornando-os suscetíveis ao alagamento. Prefere calor tropical e umidade. Durante geada ou geada sofrerá perdendo todas as folhas e botões de flores Mas geralmente se regenera na primavera. Fertilize mensalmente na primavera e no verão com fertilizantes adequados para a floração. Propagado por semente mas mais frequentemente separando brotos que aparecem naturalmente ao redor da planta-mãe.

Dicas e cuidados sobre a Clerodendro-cotonete ou Clerodendrum quadriloculare Flor-cotonete

Atenção

Pode se tornar invasiva em determinadas situações.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem