Chapéu-de-napoleão ou Thevetia peruviana Acaimirim, Auaí-guaçu, Cerbera, Noz-de-cobra

Chapéu-de-napoleão ou Thevetia peruviana Acaimirim, Auaí-guaçu, Cerbera, Noz-de-cobra
 

Ficha Técnica

Nome científico: Thevetia peruviana
Nomes populares: Acaimirim, Auaí-guaçu, Cerbera, Noz-de-cobra
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Chapéu-de-napoleão ou Thevetia peruviana Acaimirim

O chapéu de Napoleão é um arbusto lenhoso. brácteas e flores. Caule ramificado, súber cinza, suco leitoso, muito venenoso. Suas folhas são lineares a lanceoladas, coriáceas, brilhantes, glabras e alternadas, com pecíolo curto e nervura central bem marcada, de cor mais clara. As flores são dutos muito bonitos, perfumados, laranja ou amarelo. Seus frutos são do tipo drupa e muito atraentes, globosos como os castanhos com duas a quatro sementes grandes e venenosas. Existem também variedades com flores brancas ou rosa.

Com treinamento de poda O chapéu de Napoleão tem, portanto, uma forma compacta. e adequado como um único arvoreta em pequenos grupos ou como sebe. Apesar de ser um arbusto pode ser cultivada como arvore, com um único caule, de 3 a 4 metros de altura. Consequentemente, é ideal para pequenos espaços, como calçadas estreitas e jardins. Também pode ser plantada em vaso. Devido à sua alta toxicidade, o Chapéu Napoleão não deve ser usado em áreas frequentadas por crianças ou animais de estimação. A ingestão de qualquer parte da planta causa envenenamento com sintomas semelhantes ao envenenamento por espirradeira (Nerium oleander), variando de vômitos, salivação, queimaduras na pele e mucosas até morte por parada cardíaca.

Cultivar o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e regado periodicamente. Atura curtos períodos de seca. Gosta de clima quente, mas pode ser cultivada em regiões de clima frio, desde que mantida em ambientes abrigados no inverno. Propagado por sementes e estacas. As sementes devem quebrar sua dormência em água morna.

Dicas e cuidados sobre o Chapéu-de-napoleão ou Thevetia peruviana Acaimirim

Atenção

Planta tóxica.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem