Céu-azul ou Jacquemontia pentanthos Aguinaldo-azul, Amarra-cachorro, Trepadeira-céu-azul

Céu-azul ou Jacquemontia pentanthos Aguinaldo-azul, Amarra-cachorro, Trepadeira-céu-azul
 

Ficha Técnica

Nome científico: Jacquemontia pentanthos
Sinonímia: Convolvulus pentanthos, Convolvulus violaceus, Convolvulus umbellatus, Jacquemontia azurea, Jacquemontia houseana, Jacquemontia violacea, Jacquemontia canescens, Jacquemontia pentantha, Jacquemontia elongata
Nomes populares: Aguinaldo-azul, Amarra-cachorro, Trepadeira-céu-azul
Família: Convolvulaceae
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Céu-azul ou Jacquemontia pentanthos

Céu-azul é uma videira semi-perene falante, perene e florida. Seus ramos são finos, herbáceos e ramificados, de cor verde a lestamente avermelhada. Suas folhas são ovais ou em forma de coração, brilhantes, pontiagudas, de cores alternadas, verdes e com nervuras bem marcadas. Floração contínua durante todo o ano Mas floresce mais no inverno e depois da chuva. As flores são em forma de sino, azul claro, agrupadas nas axilas das folhas. Eles abrem de manhã e ficam abertos o dia todo, cerrando à noite.

A videira céu azul é ideal para cobrir pérgulas, cercas de arame e outras estruturas leves que podem envolver e escalar. No auge da floração é possível ver mais de cem flores se desdobrar em um dia, com efeito espetacular. Seu crescimento é rápido, controlado e é muito rústico. Apesar disso, não é muito alta nem muito longeva, pelo que a sua utilização não é indicada para grandes suportes, com colunas de muito grande calibre, em jardins com vocação mais perene. O cultivo em vasos e floreiras também é interessante desde que haja suporte adequado para foder. Eles são, portanto, perfeitos para entradas de casa e decorado terraços e varandas ensolarados.

Deve ser cultivada sempre o pleno sol, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e regada regularmente. Uma vez totalmente enraizada, tolera curtos períodos de seca, mas não tolera encharcamento prolongado. Resistente à maresia e à salinidade costeira. Com o tempo, perde a beleza e exige o plantio de uma nova muda. Propaga-se fatiando os ramos.

Dicas e cuidados sobre a Céu-azul ou Jacquemontia pentanthos

Atenção

Por seu rápido crescimento pode se tornar invasiva em determinadas situações.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem