Casuarina ou Casuarina equisetifolia Pinheiro-da-praia, Pinheiro-australiano, Pinus-australiano

Casuarina ou Casuarina equisetifolia Pinheiro-da-praia, Pinheiro-australiano, Pinus-australiano

Ficha Técnica

Nome científico: Casuarina equisetifolia
Sinonímia: Casuarina africana, Casuarina brunoniana, Casuarina excelsa, Casuarina littoralis, Casuarina repens, Casuarina truncata
Nomes populares: Pinheiro-da-praia, Pinheiro-australiano, Pinus-australiano
Família: Casuarinaceae
Origem: 

Luminosidade: ,  

Dicas e cuidados sobre a Casuarina ou Casuarina equisetifolia Pinheiro-da-praia

Casuarina é uma arvore monóica nativa do austrália Mas agora existem espécies distribuídas por todo o mundo A maioria deles está em áreas costeiros. É um equívoco comum pensar que a casuarina é um pinho. Na verdade é uma angiosperma, ou seja, dá frutos. As suas raizes apresentam simbiose com bactérias pertencentes ao género Frankia, o que lhe permite fixar o nitrogénio do ar É grande, com tronco reto, de 15 a 40 metros de altura e 50 cm de diâmetro. 

O tronco tem súber castanho-clara. Áspero na maturidade e rico em taninos. Suas folhas são rudimentares e quase imperceptíveis, porém possui ramos pendentes, filamentosos e articulados, formados pelos troncos e bainhas das folhas. Esses ramos são responsáveis ​​pela fotossíntese na planta. As inflorescências não possuem importância ornamental, sendo as masculinas do tipo amentium, pequenas, terminais, cilíndricas e marrons, enquanto femininas são globosas, laterais, verdes e com cabeça axilar. O fruto resultante é do tipo sâmara, lenhoso e de formato oval, com alvéolos que se abrem quando maduros e ejetaram as sementes aladas.

A casuarina é indicada principalmente no paisagismo de áreas litorâneos, pois se adéqua muito bem a essas condições. É comum, porém, que as casuarinas mutiladas por podas descuidadas não sejam embelezadas, mas enfeiam a paisagem. Portanto, sua aplicação deve ser dosada, principalmente no que diz respeito ao tamanho alcançado, bem como ao espaço e proporção que ocupa. Outro aspecto importante a se pensar é o efeito alelopático que produz. Onde a casuarina cresce, é improvável que outras plantas menores crescem. Este efeito é mais evidente em aglomerados e maciços onde a folhagem morta se acumula no solo. Esta espécie também é amplamente utilizada para criar bonsai.

Dicas e cuidados sobre a Casuarina ou Casuarina equisetifolia Pinheiro-da-praia

Seu crescimento é rápido e é indicado para controle de erosão em dunas e áreas altamente degradadas, como garimpos abandonados. Ele também funciona como um pára-brisas. A madeira de casuarina é muito dura e difícil de trabalhar, mas tem muitos usos. No Austrália seu uso é comum desde obras civis, até móveis, barcos, postes, cercas, telhas e artesanato. Possui o maior poder calorífico entre as madeiras por isso após a secagem serve como um excelente hulha vegetal. Em algumas situações é considerado agressão.

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, de preferência em solo leve e bem drenado, enriquecido com matéria orgânica. As regas devem ser regulares até a implantação, ou seja, quando a planta apresentar sinais de crescimento. Uma vez bem adaptado, é capaz de sobreviver a períodos de seca. Resiste às temperaturas extremas, ao vento aos solos pobres e à salinidade típicos das regiões costeiros. Agüentar geadas desde que não sejam muito intensos e frequentes. Propagam-se por estacas ou sementes que não necessitar cuidados especiais e introduzem excelentes taxas de germinação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem