O Guia Completo Para Estaquia De Árvores Frutíferas

Aprenda fazer uma Estaquia
 Estacas são um dos métodos mais comuns de propagação vegetativa. Muitas plantas podem ser propagadas economicamente apenas por este método. Isso pode ocorrer porque produzem sementes inférteis ou porque raramente produzem sementes. Verifique sempre o melhor método de propagação da espécie desejada, assim com certeza você terá mais sucesso em seus empenhos.

Você precisa de certos materiais para começar a aparar. Ferramentas de corte (tesouras, facas), etc., principalmente em casa. Outros são opcionais, mas aumentam suas chances, como o hormônio de enraizamento. Acesse a lista de materiais básicos:

Vasos e substratos devem se adequar à espécie de planta propagada

Vasos e substratos devem se adequar à espécie de planta propagada

Ferramentas de corte: o tipo de ferramenta dependerá da planta a ser utilizada. ramos lenhosos necessitar tesouras mais fortes. Você pode usar facas, navalhas, tesouras, alicates, serras, etc. A manutenção dessas ferramentas deve ser impecável. As lâminas devem ser muito bem afiadas e desinfetadas antes e depois do uso para evitar doenças transmissíveis. Embalagens: 

Você pode reciclar potes plásticos de margarina e requeijão; garrafas PET, caixas de leite e muitos outros tipos de embalagens que podem ser jogadas fora. sacos plásticos, tubetes ou surdos-mudos grandes com células são essenciais para grandes quantidades e podem ser adquiridos em grandes floriculturas. Substrato: Usar um substrato diferente dependendo da espécie que está sendo cultivada. Por exemplo, algumas plantas epifitismos requerem fibra de côco. Por isso, estuda e pesquisar qual substrato se adapta melhor às suas surdos-mudos e lembre-se que nem sempre o substrato da planta adulta é o melhor para produzir surdos-mudos. 

Outros Itens: Devem ser aplicados identificadores como resultados ou rótulos plásticos. A hormona de enraizamento em pó combinado com um bom fungicida pode aumentar suas chances de sucesso, tente obtê-lo. Com o material em mãos, verifique o melhor tipo de corte. O desligamento pode ser classificado como:

Estaquia de Ponteiro:

Estacas de ponteiro são adequadas para azaléias

Estacas de ponteiro são adequadas para azaléias

Amplamente utilizado para pequenas plantas ornamentais para vasos e hortos que precisam de exibição de folhagem perfeita. Escolhe sempre as laterais mais fortes, saudáveis ​​e sem flores (estacas de 7 a 12 cm). Retire as folhas inferiores e coloque os surdos-mudos para enraizar em água ou composto preparado na mesma hora. sempre em local quente e húmido. Não guardar os surdos-mudos de ponteiro para plantio ulterior. São as mais frágeis e devem ser colocadas imediatamente.

Estacas Semilenhosas:

Isso é corte suave por cima mas firmemente na base. Este é o método mais utilizado para o cultivo de surdos-mudos de arbustos. Como no método anterior, escolhe sempre ramos saudáveis ​​e sem flores (estacas de 10-15 cm). A base do corte deve ser pelo menos ligeiramente lignificada. Retire as folhas inferiores e corte as folhas restantes ao meio, esse procedimento reduz a transpiração excessiva. Remove as pontas das raizes e polvilhe pó de hormônio de enraizamento antes de semear. Posicione estacas enraizadas em uma área protegida por compostagem.

Estacas Lenhosas:

Hibiscos podem ser propagados por estacas lenhosas

Hibiscos podem ser propagados por estacas lenhosas

São cortes retirados de galhos endurecidos (endurecidos). É um método utilizado para árvores, arbustos e roseiras em geral. Da mesma forma, os ramos devem estar saudáveis ​​e sem flores, com 15 a 30 cm. Em plantas de folha caduca, espere até que todas as folhas caiam antes de aparar os surdos-mudos. Nas rosas, pegue mudos de galhos que já estão em flor. Essas estacas podem ser colocadas diretamente no local final, embora seja melhor "colocá-las" em recipientes.

Estacas de Raiz:

Algumas plantas se adéquam muito bem a esse tipo de propagação, pois armazenam muitos nutrientes na raiz e possuem grande poder regenerativo. Inicie desenterrando cuidadosamente uma planta jovem e afrouxando o solo ao redor dela com água para não avariar as raízes. As raízes selecionadas para estacas devem ter um diâmetro mínimo de 5 mm e um comprimento de 5-15 cm. corte reto ao longo da base da raiz-mãe e corte a outra ponta na diagonal. Coloque o corte chanfrado girado para baixo na placa, cubra-o com a outra extremidade aberta e preencha com areia de 3 mm. Água regularmente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem