Caraguatá-do-mato ou Bromelia balansae Caraguatá, Coração-de-fogo, Gravatá, Macambira, Teku, Caraguatá-da-praia, Bananinha-do-mato, Banana-do-mato-de-balansa

Caraguatá-do-mato ou Bromelia balansae Caraguatá, Coração-de-fogo, Gravatá, Macambira, Teku, Caraguatá-da-praia, Bananinha-do-mato, Banana-do-mato-de-balansa
 

Ficha Técnica

Nome científico: Bromelia balansae
Sinonímia: Bromelia argentina, Karatas guianensis
Nomes populares: Caraguatá, Coração-de-fogo, Gravatá, Macambira, Teku, Caraguatá-da-praia, Bananinha-do-mato, Banana-do-mato-de-balansa
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Caraguatá-do-mato ou Bromelia balansae

Caraguata da moita é uma bromélia terrestre com folhas parecidas com abacaxi (Ananas comosus). Planta ornamental, produz frutos comestíveis e medicinais. As folhas são longas, estreitas, em forma de agulha, verde-acinzentadas a avermelhadas, com acúleos pontiagudos nas bordas. Dispostas como rosas, formando uma cortina aberta. Quando a planta amadurece, ela floresce, e isso só acontece uma vez na vida. Em ocasiões importantes, as folhas do centro mudam de cor para tons brilhantes de cor-de-laranja ou vermelho. 

A floração ocorre na primavera ou início do verão, produzindo inflorescências densas com numerosas flores brancas, vermelhas ou roxos protegidas por brácteas brancas curtas com ponta longa, estreita e avermelhada. As flores são opulentos em néctar e polinizadas por beija-flores. O fruto é fusiforme a ovalado, com súber alaranjada maturo Quando maduro polpa a polpa é agridoce polpa a polpa cobre que semente a.

No horto, os arbustos de caraguata são plantas vibrantes devido à cor viva e persistente das folhas durante a floração. Plante-as isoladas ou em grupos, em local de destaque onde possam ser admiradas, mas não tocadas. Também pode ser utilizada justamente por suas folhas, que são armadas de acúleos e formam uma sebe defensiva. 

Dicas e cuidados sobre o Caraguatá-do-mato ou Bromelia balansae

Sua aparência natural é admirada em jardins tropicais, rochas e desertos. As frutas podem ser tomadas in natura ou na forma de sucos e xaropes como aromatizantes de destilados e licores. Curiosidade: As fibras de alta resistência tiradas dessa folha de bromélia podem ser postas para fazer roupas, cestos, cintos, redes e até cordas de instrumentos musicais.

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo bem drenado, em solo levemente ácido, enriquecido com matéria orgânica e irrigado esporadicamente. Regue bem os mudos transplantadas até que as plantas estejam totalmente estabelecidas. Então eles são bastante tolerantes à seca. Atura o frio subtropical, a geada o vento e a salinidade típicos das zonas costeiros. Propagam-se por sementes e separando ramos ao redor da planta-mãe. Não separe os mudos até que tenham raízes.

Planta medicinal

Indicações: Ferimentos, Amigdalites, Eliminação do muco respiratório e catarro
Propriedades medicinais: Expectorante, Cicatrizante
Partes utilizadas: Fruto (fresco ou na forma de xarope)

Atenção

Cuidado, as folhas da planta possuem espinhos. Manuseie com luvas grossas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem