Carambola ou Averrhoa carambola Camerunga, Caramboleira, Caramboleiro

Carambola-Averrhoa-carambola-Camerunga-Caramboleira-Caramboleiro

Ficha Técnica

Nome científico: Averrhoa carambola
Nomes populares: Camerunga, Caramboleira, Caramboleiro
Família: 

Luminosidade: ,  

Dicas e cuidados sobre a Carambola ou Averrhoa carambola Camerunga, Caramboleira, Caramboleiro

A carambola é uma planta ornamental e a baga da qual cresce a carambola. É uma baga tropical com aspecto e sabor exóticos. Altamente valorizado em todo o mundo. Possui folhas montadas ímpares, com folíolos grandes, ovais, pontiagudos, de cor verde brilhante.

Inflorescências axilares e juntadas em pincéis. Lindamente enfeitado com pequenas flores multicoloridas rosa. Os frutos comestíveis são muito brilhantes e de cor esverdeada, tornando-se amarelos quando maduros. Se você aparar a carambola em seção transversal, poderá ver a forma de uma estrelinha de cinco dimensões. As sementes são marrons e pequenas.

Como a carambola não é uma baga comercial amplamente cultivada, é mais comum vê-la em quintais, chácaras e chácaras, onde é muito procurada. Sua beleza, exotismo e baixa estatura a tornam uma excelente árvore para pequenos hortos, principalmente quando os proprietários desejam árvores frutíferos. 

Dicas e cuidados sobre a Carambola ou Averrhoa carambola Camerunga, Caramboleira, Caramboleiro

Pode crescer até 8 metros de altura, é durável e de amadurecimento precoce. e dar frutos 4-5 anos após o plantio. Também pode ser cultivada em grandes vasos de plantas. A carambola é colhida na primavera e no verão. Existem muitas cultivares disponíveis, com tamanhos diferentes e frutas mais doces ou mais azedas. Sobremesas, geleias, sumos, chás e até vinhos podem ser feitos com frutas opulentos em vitamina C.

As carambolas devem ser cultivadas o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, leve, enriquecido com matéria orgânica, com bom espaçamento e regas regulares. É uma planta tropical comum. não resistente à geada propagado por semente.

Planta medicinal

Indicações: escorbuto, diarréias, verminoses
Propriedades medicinais: vermífuga, anti-escorbútica, anti-diarréica, adstringente
Partes utilizadas: folhas, flores, frutos

Atenção

Pessoas com problemas renais não devem consumir carambolas, pelo risco de intoxicação. Os frutos contém uma toxina, chamada caramboxina que pode provocar insuficiencia renal, problemas neurológicos e até mesmo a morte, se ingerida em excesso.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem