Canafístula ou Peltophorum dubium Angico-amarelo, Farinha-seca, Faveira, Guarucaia, Ibirá-puitá, Sobrasil, Tamboril-bravo

Canafístula ou Peltophorum dubium Angico-amarelo, Farinha-seca, Faveira, Guarucaia, Ibirá-puitá, Sobrasil, Tamboril-bravo
 

Ficha Técnica

Nome científico: Peltophorum dubium
Nomes populares: Angico-amarelo, Farinha-seca, Faveira, Guarucaia, Ibirá-puitá, Sobrasil, Tamboril-bravo
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Canafístula ou Peltophorum dubium Angico-amarelo

Canafístula é uma árvore caducifólia a semidecídua, com floração decorativa, muito utilizada em reflorestamento urbano na américa do Sul. Seu porte é grande, atingindo de 15 a 40 metros de altura, com copa larga e globosa. O caule atinge 50-120 cm de diâmetro, em meiga idade apresenta um súber fina, que engrossa e torna-se escamosa com a idade. As folhas são bipinadas, simples, alternadas, ovais e coriáceas. A inflorescência aparece no verão. São grandes, pontiagudas e pontiagudas, com botões acastanhados que se abrem da base à ponta em flores amarelas. O fruto é uma leguminosa, seca, não dissecada, lanceolada achatada, com uma a duas sementes elípticas.

A Canafístula é uma ótima opção para paisagismo urbano ou rural. Fornece sombra fresca no verão e perde algumas ou todas as folhas no inverno. A floração é uma visão de bonitas flores amarelas formando um tapete de pétalas no chão. É considerada uma árvore oportunista ecologicamente importante e se beneficia de sua derrubada, sendo por isso utilizada na recuperação de áreas degradadas. Sua madeira é rosa, moderadamente densa e de boa durabilidade depois de seca. É usado em carpinteiro. Engenharia Civil e produção de dormentes.

Dicas e cuidados sobre a Canafístula ou Peltophorum dubium Angico-amarelo

Cultivar o pleno sol, em solo fértil e drenante, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente no primeiro ano após o plantio. Atura bem o frio e a geada adapta-se a climas subtropicais e temperados. Reproduz-se com sementes que devem ser esmagadas para quebrar a dormência. As sementes aparecem 15-30 dias após a semeadura. Os surdos-mudos devem estar bem desenvolvidas antes do plantio no local definitivo, pois são sensíveis formigas e vandalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem