Campânula ou Campanula persicifolia

Campânula ou Campanula persicifolia
 

Ficha Técnica

Nome científico: Campanula persicifolia
Sinonímia: Campanula amabilis, Campanula subpyrenaica, Campanula attenuata, Campanula crystallocalyx, Campanula dasycarpa, Campanula hispida, Campanula linifolia, Campanula amygdalifolia, Neocodon persicifolius, Rapunculus persicifolius
Família: 
Categoria: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Campânula ou Campanula persicifolia

Campânula  são plantas perenes, herbáceas e altamente floridas, indígenas das regiões alpestres da Europa e da Ásia Ocidental. É um caule ereto Ligeiramente ramificado, acumulado em cortina, não muito denso começando pelo rizoma. As folhas são verde-claras, com dentes arredondados nas bordas, espatuladas na base lanceoladas a obovadas e mais estreitas ao longo do tronco. 

Floresce do final da primavera ao verão em inflorescências espalhadas de rosetas terminais com grandes flores abertas em forma de sino que terminam em cinco pontas semelhantes a estrelas. Podem ser azuis, brancas, violetas ou rosadas, dependendo da cultivar. A baga que segue é do tipo cápsula com nervuras bem visíveis.

Campânula adicionam ternura e charme ao horto. flores azuis misturam-se lindamente com um horto estilo "casa de campo" inglês. Casual, mas simples e romântico. Para um efeito mais interessante, é aconselhável plantá-la em grupos, formando maciços ou canteiros mistos. Versátil, muitas vezes usado para cobrir os caules de arbustos e rosas. No Brasil, é mais vista como planta de vaso, para enfeitar a casa por alguns dias, do que no jardim. Os ramos eretos e floridos também são excelentes para flores de corte, para fazer buquês e estruturas florais. 

Dicas e cuidados sobre a Campânula ou Campanula persicifolia

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, drenante, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Não tolera o forte calor do verão, por isso é tratada como anual mesmo nas regiões mais frios do Pau-Brasil. Por gostar de clima frio, só é possível cultivar campânulas em locais frescos e altos, como nas regiões montanhosas do sul do país Após a floração as flores velhos podem ser roçadas, estimulando uma nova floração. Propagado dividindo o mato estacas e sementes. 

As sementes germinam entre 14 e 28 dias, precisam de luz e substrato húmido. Elas podem ser cobertas com fina camada de substrato logo após a germinação e transplantadas para sacos quando tiverem duas folhas verdadeiras. Os mudos devem ser beliscadas durante o desenvolvimento para formar uma touceira mais firme.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem