Camedórea-elegante ou Chamaedorea elegans Camedórea, Palmeira-de-salão, Pacaia, Palmeira-bambu

Camedórea-elegante ou Chamaedorea elegans Camedórea, Palmeira-de-salão, Pacaia, Palmeira-bambu

Ficha Técnica

Nome científico: Chamaedorea elegans
Sinonímia: Chamaedorea deppeana, Chamaedorea helleriana, Chamaedorea humilis, Chamaedorea pulchella, Collinia deppeana, Collinia elegans, Collinia humilis, Kunthia deppii, Neanthe bella, Neanthe elegans, Neanthe neesiana, Nunnezharia elegans, Nunnezharia humilis, Nunnezharia pulchella
Nomes populares: Camedórea, Palmeira-de-salão, Pacaia, Palmeira-bambu
Família: 

Luminosidade: ,  

Dicas e cuidados com a Camedórea-elegante ou Chamaedorea elegans Camedórea, Palmeira-de-salão, Pacaia, Palmeira-bambu

A elegante camedorea é uma palmeira pequena, dióica e sem acúleos, nativa do México e da Guatemala, que faz grande sucesso como planta ornamental, principalmente em ambientes fechados, devido ao seu charme tropical e facilidade de cultivo. Apesar das aparências essa palmeira possui um único tronco (caule) e costuma ser plantada em grupos de três ou mais indivíduos. 

As pernas eram cilíndricas, finês, com cicatrizes de folhas caídas. As folhas são montadas, brilhantes e densamente dispostas no ápice da planta. As inflorescências aparecem na primavera e no verão racemosas com pequenas flores amarelas que não têm muito valor decorativo. O fruto é uma baga pequena, preta e esférica.

Esta charmosa palmeira pode ser usada para ornar interiores bem iluminados e não muito secos. É comum em escritórios, shoppings centeres salas de estar, etc. De crescimento moderado, requer pouca manutenção e invariavelmente dá um toque tropical aos ambientes. Costuma ser cultivada em grupos densos, mesas ou recantos, sendo muito comum em mini-jardins e terrários. Também pode ser plantada isoladamente, em grupos ou canteiros no horto, no terraço ou varanda, em vasos ou diretamente no solo, mas sempre protegida do sol. 

Dicas e cuidados com a Camedórea-elegante ou Chamaedorea elegans Camedórea, Palmeira-de-salão, Pacaia, Palmeira-bambu

É ideal para pequenos hortos ou para áreas que necessitam de escamação diminuída devido ao seu tamanho. Deve ser cultivada à meia-sombra ou luz difusa, em substrato rico em matéria orgânica, drenável e com rega freqüente. A luz solar direta queimará as folhas. Gosta de calor e umidade ambiente, por isso evita ambientes com correntes de ar ou ar condicionado, embora possa sobreviver nessas áreas por muito tempo. Em climas temperados, recomenda-se proteger a planta do frio dentro de casa durante os meses de outono e inverno. 

O substrato do elegante camedorée deve ser mantido húmido, sem secar completamente entre as regas. Folhas amareladas ou secas indicam falta de umidade. Em dias nublados ou chuvosos, podemos aproveitar para lavar a planta com uma mangueira no quintal e assim retirar a poeira que finalmente se acumulou nas folhas. 

Fertilize mensalmente durante os meses mais quentes com um fertilizante adequado para palmeiras. Embora resiste bem à torção das raizes crescidas, é interessante transplantá-la para um vaso maior a cada dois ou três anos. Propaga-se por semente. limpar e colher novamente Carregue para brotar em uma mistura de areia e terra vegetal. guardar em local húmido.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem