Orquidea Cattleya nobilior Rchb f 1883 Orquídea-rainha-do-cerrado

Orquidea-Cattleya-nobilior-Rchb-f-1883-Orquídea-rainha-do-cerrado
 

Ficha Técnica

Nome científico: Cattleya nobilior
Sinonímia: Cattleya walkeriana var. nobilior
Nomes populares: Orquídea-rainha-do-cerrado
Família: 
Categoria: 
Clima: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Orquidea Cattleya nobilior Rchb f 1883 Orquídea-rainha-do-cerrado

A Cattleya nobilior Rchb.f., 1883. É uma orquídea simpodial e epifitismo típica do bioma cerrado que cresce próximo a rios, lagos e mananciais. No cerrado ocorre em árvores pequenas, mas prefere árvores altas onde a maior ventilação ameniza a temperatura. espécies de Amalia vêm de Goiás e Tocantins (climas mais quentes) em altitudes de até 900 m, crescendo em árvores com súber áspera. O nome do gênero Cattleya é uma homenagem a William Cattley (1788 – 1832), cultivador de plantas exóticas, em cujas estufas um exemplar de Cattleya labiata (1824) floresceu pela primeira vez em solo europeu. O nome próprio nobreza vem de uma palavra latina que significa nobre ou grande. A variedade Amariae tem o nome de Amália Hermano Teixeira (1916 – 1991), a professora jornalista e erudito holandesa que a descobriu.

A Cattleya nobilior é muito parecida com a Cattleya walkeriana, mas difere por ser dicotiledônea, pois a maxila do labelo é maior, tem coloração amarelada e possui três faixas centrais bem definidas. A variedade comum é rosa. Mas também há alba, semi-alba, corulia, rubra, lilacina, vinicolor e outras. A floração da espécie ocorre de julho a agosto. enquanto a cultivar Amaliae ocorre entre setembro e outubro. O caule da flor tem cerca de 8 cm de comprimento e emerge de um verdadeiro bulbo falso com 2 ou 3 flores perfumadas, 10-13 cm de diâmetro e muito resistente e dura 30 dias.

Em seu habitat, o cerrado, há grandes oscilações de temperatura, a temperatura chega a 30-38 ° C durante o dia e 16-24 ° C à noite. Porém, durante o ano, não há grandes variações de temperatura de acordo com as estações do ano, com temperatura mínima de 24º C durante o dia, de regiões subtropicais temperadas. Para esta espécie, a faixa de sombreamento recomendada é de 40 a 50 %, com luz entre 48.000 e 40.000 lux. No período chuvoso a humidade do ar fica acima de 70 % e no período seco, durante o dia oscila entre 20 e 30 %, mas à noite essa humidade volta a aumentar devido ao abundante orvalho matinal. 

Em condições de alta humidade, é necessária ventilação regular. Pode ser cultivada em tocos, árvores, caixas ou vasos. Eu gosto de tocos com casca áspera. Escolha entre madeiras nobres como peroba, canela, com ou sem casca. Fácil de cultivar em árvores vivas, como dracaena, laranjeira, etc. Substrato enlatado feito de proporções iguais de casca de pinheiro, carvão e brita. Se cultivada em vaso, deixe uma boa camada de drenagem antes de colocar o substrato, pois não suporta raizes encharcadas. Usar um recipiente baixo com uma pequena quantidade de substrato para drenagem rápida.

Dicas e cuidados sobre a Orquidea Cattleya nobilior Rchb f 1883 Orquídea-rainha-do-cerrado

Durante a estação de crescimento, regue dia sim, dia não e retenha o substrato seco. Se já estiver húmido, reduz a rega para uma vez a cada dois dias. Como sugestão de adubação, aplicar uma solução de 2 g (1 colher de sopa de chá) de Adubo Solúvel Peter 's 20-20-20 NPK, por litro de água, semanalmente. Também faço compostagem do substrato uma vez por mês e borrifo uma colher de chá de fertilizante tipo AOSP na superfície. 

No ambiente natural As flores florescem após um longo período de seca. Assim, a cultura requer um “estresse hídrico” de cerca de dois meses durante o inverno. Borrife levemente a planta a cada 10 dias, mantendo um nível mínimo de humidade e reduzindo a fertilização no período de pré-floração. Em largo escala, a reprodução ocorre por sementes ou tecidos realizados em laboratório. No cultivo amador, pode ser propagada dividindo os arbustos mantendo cada planta filha com pelo menos 4 pseudobulbos saudáveis.

Espionam que as informações de cultivo expostas aqui devem ser postas apenas como um guia. e deve ser adaptado ao seu ambiente. Você também deve levar em consideração o clima da sua área, onde você cultiva suas plantas, quanto tempo você tem para cuidar, o tipo de substrato e muitos outros fatores. Em seguida, decida qual método de cultivo funciona melhor para você e suas plantas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem