Cuidados e Manejo da Planta de Orquídea Cattleya Walkeriana

Orquidea Cattleya walkeriana
 

Ficha Técnica

Nome científico: Cattleya walkeriana
Sinonímia: Epidendrum walkerianum (Gardner) Rchb.f., 1862. (homotípico); Cattleya bulbosa Lindl., 1847; Cattleya gardneriana Rchb.f., 1870; Cattleya princeps Barb.Rodr., 1877; Cattleya walkeriana var. bulbosa (Lindl.) Fowlie, 1977; Cattleya walkeriana var. princeps L.C.Menezes, 1993; Cattleya walkeriana subsp. princeps (Barb.Rodr.) L.C.Menezes, 2011
Família: 
Categoria: 
Clima: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Orquidea Cattleya walkeriana

Cattleya walkeriana Gardner. 1843 é uma orquídea simpodial natural que se comporta como epifitismo e rupícola nos estados brasileiros de Goiás, minas Gerais, Deserto Grosso, Deserto Grosso do Sul e São Paulo. Existem duas subespécies principais: sub walkeriana, que floresce de abril a junho, e sub princeps, que floresce de setembro a novembro. Alguns botânicos sugerir a existência de uma terceira subespécie. Porém, o Dr. Lou Menezes afirma que a subespécie bulbosa, quando submetida ao cultivo acaba assumindo as características da espécie-tipo, não justificando assim sua existência. Entre minas Gerais e São Paulo, a Cattleya walkeriana convive com a Cattleya loddigesii, formando um híbrido natural, Cattleya x dolosa. Em Goiás, isso ocorre com a Cattleya nobilior, que resulta na Cattleya x mesquitae.

O nome do gênero é uma homenagem a Lord William Cattley (1788-1835), engenheiro e horticultor inglês, pioneiro no cultivo de orquídeas exóticas na Europa e patrono da botânica John Lindley, que com sua ajuda, em 1818, descobriu a primeiro ' Cattleya ', pois em uma de suas estufas uma variedade do tipo ' Cattleya labiata ' Lindl floresceu pela primeira vez neste continente. uma planta nativa do nordeste do Brasil). O nome dessa espécie é uma homenagem a Edward Walker, funcionário do Quintal Botânico do Sri Lanka.

As flores de C. walkeriana têm de 9 a 12 cm de diâmetro, são perfumadas e duram em média 30 dias. Seu pedúnculo surge do pseudópode artificial. Ambas as subespécies têm variedades com cromatismo floral altamente variável. Uma das características marcantes desta variedade de Cattleya é que ela solta primeiro as plantas artificiais. Em seguida, desenvolve gradualmente novas raizes. O habitat desta espécie inclui florestas ensolaradas e afloramentos rochosos cobertos de musgo em áreas bem ventiladas, geralmente perto de rios e lagos em altitudes abaixo de 1.800 metros.

Gosta de temperaturas entre 12 e 35 graus Celsius, por isso é importante protegê-lo do frio durante os dias mais rigorosos do inverno, no Sul e Sudeste do Brasil, pois não tolera temperaturas abaixo de 10 ° C. sombra ideal é torno torno 50 50 % (Lux lux), humidade umidade relativa entre 60 e 70 %, mas menor de junho a agosto, boa boa ventilação. Está dormente no inverno após a floração. Desta forma, há uma redução drástica das regas, a cada três dias nos invernos amenos e a cada cinco dias nos invernos mais úmidos e chuvosos. Isso é necessário porque o inverno é um período de seca em seu habitat.

Dicas e cuidados sobre a Orquidea Cattleya walkeriana

Pode ser cultivada em tocos de súber rugosa, preferencialmente em folhosos (peroba, canela), com ou sem súber, cortiça. Fácil de crescer em plantas vivas como Dracaena, Laranjeira, Quitizeira, Mulungu e Corticeira. Em caixas de madeira próprias para orquídeas, utilizar um substrato composto por partes iguais de súber de pinus, hulha e brita. Quando cultivada em vaso, deixe uma boa camada de brita de drenagem antes de colocar o substrato, pois não suporta raizes encharcadas. O vaso deve ser pequeno e raso (baixo) para que haja pouco substrato para drenagem rápida.

Durante a estação de crescimento (primavera e verão), regue em dias alternados, certificando-se de que o substrato esteja seco. Em ambientes mais úmidos, pode ocorrer até a cada dois dias. As recomendações de fertilizantes incluem: Ministração foliar semanal com uma solução de 2 gramas (1 colher de sopa de chá) de fertilizante NPK solúvel Peter 's 20-20-20 por galão de água. Adubação biológica do substrato com adubo AOSP ou similar uma vez ao mês, com aplicação de colher de café, aspergindo sobre o substrato. Propagado pela divisão do mato Mas muito sensível aos procedimentos após o que demora um ano para florescer.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem