Espinafre ou Spinacia oleracea Espinafre-japonês, Espinafre-verdadeiro

Espinafre-Spinacia-oleracea-Espinafre-japonês-Espinafre-verdadeiro
 

Ficha Técnica

Nome científico: Spinacia oleracea
Nomes populares: Espinafre-japonês, Espinafre-verdadeiro
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Espinafre ou Spinacia oleracea

O espinafre é uma planta hortícola, de textura herbácea dióica, que atinge cerca de 30 cm de altura. Este espinafre é muito popular. É amplamente produzido na Europa e nos Estados Unidos. Não confundir com Tetragonia tetragonoides, o espinafre neozelandês mais consumido no Brasil.

O espinafre possui folhas simples, basais ou alternadas, ovais a triangulares, maiores próximo à base da planta e menores nas pontas. Suas flores são verde-amareladas discretas. Na planta masculina, aparece como uma inflorescência no final do ápice pontiagudo. Na planta feminina, há uma forma sentada e aparece nas axilas das folhas. A baga é um tipo de semente.

Foram desenvolvidas muitas variedades de espinafre, que se dividem em três tipos principais: Savoy (com folhas verde-escuras e crespas, o tipo mais vendido fresco em molhos), folhas planas e lisas (com folhas maiores, arredondadas, planas, lisas e de fácil limpeza; usado principalmente na indústria alimentar) e Semi-savoy (tipo híbrido, com folhas encaracoladas mas mais fáceis de limpar; cultivado tanto para consumo in natura como para a indústria). 

As variedades mais velhos tendem a ter um sabor mais amargo e folhas mais escuras, além de serem mais sensíveis ao calor e desabrochar mais rápidamente. As variedades modernos, por outro lado, têm um sabor mais suave. As folhas são mais largos e as sementes são redondas. Floração rápida e floração longa.

O espinafre pode ser consumido cru ou cozido, sendo baixo em calorias (23 kcal) e rico em vitaminas e minerais, como vitamina A (9376 UI), C (28,1 mg), E (2,0 mg), K (483mcg), B6 (0,2 mg), Niacina (0,7 mg), Tiamina (0,1 mg), Riboflavina (0,2 mg), Ácido Fólico (194mcg), Cálcio (99,0 mg), Ferro (2,7 mg), Magnésio (79,0 mg), fósforo (49,0 mg), potássio (558 mg), cobre (0,1 mg) e manganês (0,9 mg). É também uma grande fonte de fibra dietética e proteína. * Capacidade de nutrientes em 100 gramas de espinafre cru. Na culinária, o espinafre é comumente utilizado em saladas, sopas e recheios de massas, como tortas, calzones, raviólis e pizzas, bem como em tortas e molhos cremosos para carnes e massas.

Apesar de seu alto teor de nutrientes, possui um importante fator antinutricional, o ácido oxálico, que se complexa com o ferro durante a digestão, formando o oxalato ferroso que, embora absorvido, torna o ferro indisponível para o organismo sendo excretado na urina . Assim como o ferro, o oxalato também se liga ao cálcio para formar oxalato de cálcio, portanto o espinafre não é recomendado para pessoas com tendência a formar pedras nos rins e pessoas com artrite, reumatismo, gota, etc. 

Dicas e cuidados sobre o Espinafre ou Spinacia oleracea

Não recomendado para pessoas com outros problemas. Existem outras plantas de jardim. onde as folhas contêm ácido oxálico e oxalato, como taro. Os benefícios de comer espinafre superam suas contra-indicações. Pessoas e até crianças podem comer essas plantas sem prejudicar a saúde. Cozinhar as folhas reduzirá a quantidade de ácido oxálico.

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, drenante, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Este espinafre é exigente em termos de fertilidade e é adequado para climas quentes. Não tolera calor excessivo e seca. Propaga-se facilmente por sementes, semeando no canteiro e depois transplantando para o campo. O espaçamento recomendado entre linhas é de 50 cm entre plantas 30 cm. O ciclo da semente à colheita é de aproximadamente 70 dias. Quando colhido, ele se regenerará facilmente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem