Equinácea ou Echinacea purpurea Purpúrea, Flor-de-cone, Púrpura, Rudbéquia
Dicas e cuidados sobre a Equinácea ou Echinacea purpurea Purpúrea
A Echinacea é uma planta herbácea perene conhecida mundialmente por suas propriedades ornamentais e medicinais. O tronco é ereto e ramificado em um arbusto redondo e denso. folhas lanceoladas a elíptico-lanceoladas, verde-escuras, dentadas, ásperas, semelhantes a papel. A floração é longa e ocorre na primavera e no verão. A inflorescência é do tipo capitata, semelhante a um buquê de margaridas. compósitos, hermafroditas, com disco central amarelo-acastanhado e pétalas marginais rosa, lavanda ou brancas, com tonalidades variadas entre essas cores conforme a variedade A polinização é feita por abelhas e borboletas. A baga é um tipo de semente.
No paisagismo, as Echinacea são excelentes para plantios de bordadura, paisagismo e mistura com outras plantas. Dá um ar camponês e rural ao jardim. Mas isso não significa que você deva evitá-lo em jardins sofisticados. É apenas uma questão de como você o usa. Cores sólidas e bordaduras, em cores sólidas ou complementares, dão vida a jardins mais sofisticados, enquanto estruturas coloridas, livres e alegres se aproximam de jardins de verão ou campestres.
Echinacea também é resistente e fácil de cuidar. No inverno mais rigoroso, a planta perde a folhagem e na primavera brota vigorosamente. As flores duram muito e podem ser colocadas em arranjos e buquês, além de flores secas, dando um toque country à sua decoração.
Deve ser cultivada preferencialmente o pleno sol, em solos bem drenados, enriquecidos com matéria orgânica e regados periodicamente. Não tolera encharcamento. Depois de bem estabelecida, a planta torna-se bastante resistente a curtos períodos de estiagem. Cortar flores velhos não apenas estimula a beleza da planta mas também estimula a floração subseqüente. Suscetível a hemípteros e lesmas japonesas. Propagado por divisão de brotos, estacas, mas principalmente por sementes.