Equinácea ou Echinacea purpurea Purpúrea, Flor-de-cone, Púrpura, Rudbéquia

Equinácea-Echinacea-purpurea-Purpúrea-Flor-de-cone-Púrpura-Rudbéquia
 

Ficha Técnica

Nome científico: Echinacea purpurea
Sinonímia: Brauneria purpurea, Echinacea intermedia, Echinacea serotina, Rudbeckia hispida, Rudbeckia purpurea, Rudbeckia serotina, Rudbeckia speciosa
Nomes populares: Purpúrea, Flor-de-cone, Púrpura, Rudbéquia
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Equinácea ou Echinacea purpurea Purpúrea

A Echinacea é uma planta herbácea perene conhecida mundialmente por suas propriedades ornamentais e medicinais. O tronco é ereto e ramificado em um arbusto redondo e denso. folhas lanceoladas a elíptico-lanceoladas, verde-escuras, dentadas, ásperas, semelhantes a papel. A floração é longa e ocorre na primavera e no verão. A inflorescência é do tipo capitata, semelhante a um buquê de margaridas. compósitos, hermafroditas, com disco central amarelo-acastanhado e pétalas marginais rosa, lavanda ou brancas, com tonalidades variadas entre essas cores conforme a variedade A polinização é feita por abelhas e borboletas. A baga é um tipo de semente.

No paisagismo, as Echinacea são excelentes para plantios de bordadura, paisagismo e mistura com outras plantas. Dá um ar camponês e rural ao jardim. Mas isso não significa que você deva evitá-lo em jardins sofisticados. É apenas uma questão de como você o usa. Cores sólidas e bordaduras, em cores sólidas ou complementares, dão vida a jardins mais sofisticados, enquanto estruturas coloridas, livres e alegres se aproximam de jardins de verão ou campestres.

Echinacea também é resistente e fácil de cuidar. No inverno mais rigoroso, a planta perde a folhagem e na primavera brota vigorosamente. As flores duram muito e podem ser colocadas em arranjos e buquês, além de flores secas, dando um toque country à sua decoração.

Deve ser cultivada preferencialmente o pleno sol, em solos bem drenados, enriquecidos com matéria orgânica e regados periodicamente. Não tolera encharcamento. Depois de bem estabelecida, a planta torna-se bastante resistente a curtos períodos de estiagem. Cortar flores velhos não apenas estimula a beleza da planta mas também estimula a floração subseqüente. Suscetível a hemípteros e lesmas japonesas. Propagado por divisão de brotos, estacas, mas principalmente por sementes.

Dicas e cuidados sobre a Equinácea ou Echinacea purpurea Purpúrea

Planta medicinal

Indicações: Para o aumento da resistência às infecções, Abscessos, Acne, Doenças da pele, Gripes, Resfriados, Doenças venéreas, Erisipela, Feridas, Gengivite, Micoses, Gangrenas, Herpes, Infecções respiratórias, Psoríase, Septicemia, Prevenção de câncer, Resfriados, Hemorróidas, Difteria, Depressão
Propriedades medicinais: Imunoestimulante, Antiinflamatória, Antiviral, Antibacteriana, Afrodisíaca, Anti-séptica, Depurativa, Imunomoduladora, Antidepressiva
Partes utilizadas: Extratos, Planta toda

Atenção

O uso medicinal de Equinácea é contraindicado nos seguintes casos: gravidez, aleitamento, hepatites, tuberculose, colagenoses, esclerose múltipla, síndrome da imunodeficiência adquirida e outras doenças imunológicas sem supervisão médica.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem