Dionéia ou Dionaea muscipula Dionea, Vênus-caça-moscas, Vênus-papa-moscas

Dionéia-Dionaea-muscipula-Dionea-Vênus-caça-moscas-Vênus-papa-moscas
 

Ficha Técnica

Nome científico: Dionaea muscipula
Nomes populares: Dionea, Vênus-caça-moscas, Vênus-papa-moscas
Família: Droseraceae
Categoria: Plantas Carnívoras
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Dionéia ou Dionaea muscipula Dionea

A Dionéia ou Dionaea muscipula Dionea é uma planta herbácea carnívora nativa dos pântanos do sudeste dos Estados Unidos nos estados da Carolina do Norte e do Sul. Junto com a drósera e a beladona, é uma das poucas espécies de plantas que podem se mover. É uma planta muito pequena, com até 10 cm de altura, com cerca de 4-8 folhas dispostas em rosetas. Suas folhas são muito particulares, compostas por um pecíolo e um alçapão, divididos em dois lóbulos, como uma mandibula com 15 a 20 "dentes" longos nas bordas. O pecíolo é achatado, verde e, além de sustentar a maxila, tem função fotossintética.

A superfície interna da armadilha é de cor avermelhada, secreta néctar para atrair insetos e incluiu importantes pelos sensíveis. Esses pelos têm a função de detectar a presença do insecto para que em uma fração de segundo a armadilha se cerre e o insecto preso possa ser vagarosamente digerido. Pelo menos dois pelos sensíveis devem ser acionados sucessivamente em um curto período de tempo para que a arapuca funciona. Este mecanismo apenas evita que gotas de chuva fecham a arapuca desnecessariamente.

Depois de cerrar a arapuca enzimas digestivas construídas por glândulas especiais são secretadas no interior. Após a digestão, a armadilha se abre vagarosamente, revelando alguns restos do banquete geralmente exoesqueletos de quitina. A digestão leva cerca de 10 dias. Esse processo pode acontecer cerca de três vezes com cada armadilha, após o que elas são substituídas por novas folhas. A floração ocorre na primavera e revela pequenas e delicadas flores brancas pentaméricas que se abrem em sementes pretos brilhantes em forma de lágrima.

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em substrato preparado com esfagno, turfa e perlita, levemente ácido e mantido incessantemente úmido. As armadilhas de Vênus não devem ser postas no solo e não precisam de fertilizantes, que podem facilmente envenená-las. Nunca alimente-os com pequenos nacos de carne ou insetos mortos, deixe-os pegar suas prisioneiros. Você pode ajudá-la colocando uma baga ao lado da planta como uma banana ou uma maçã. Não se preocupe se ele não caçar nada, ele não depende da caça para viver.

Dicas e cuidados sobre a Dionéia ou Dionaea muscipula Dionea

No inverno, as Venus Fly Traps entram em período de dormência e devem ser colocadas em local muito fresco (4-12 ° C), ou mesmo na geladeira desde que protegidas do ressecamento. Ele sobreviverá sem esse tratamento, mas sua longevidade ficará comprometida. No início da primavera, coloque-os de volta no terrário ou no sol, durante esse período eles emite hastes de flores. Evite a floração em plantas jovens picando os caules das flores antes que atinjam 8 cm. A floração requer tanta energia que é fácil as plantas morrem.

A água para irrigação deve ser sedimentada, da chuva ou melhor destilada, sem sais minerais e cloro. Eles toleram o alagamento. mas nunca períodos de seca. Nunca brinque com as armadilhas, feche-as aleatoriamente, pois a planta gasta muita energia para reabri-las. Propaga-se por sementes ou dividindo a planta por parte do rizoma.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem