Dipladênia ou Mandevilla splendens Jalapa-do-campo, Jasmim-brasileiro, Mandevila, Tutti-frutti

Dipladênia ou Mandevilla splendens Jalapa-do-campo, Jasmim-brasileiro, Mandevila, Tutti-frutti
 

Ficha Técnica

Nome científico: Mandevilla splendens
Nomes populares: Jalapa-do-campo, Jasmim-brasileiro, Mandevila, Tutti-frutti
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Dipladênia ou Mandevilla splendens Jalapa-do-campo

A Dipladênia é uma trepadeira semi-lenhosa e falante. Que é conhecida em todo o mundo por suas bonitas flores. Suas folhas são perenes, coriáceas, elípticas a lanceoladas, com nervuras verde-escuras bem marcadas. A floração é mais intensa na primavera e no verão. Mas pode continuar a florescer durante todo o ano em climas quentes.

Nas inflorescências, em pequenos racemos, aparecem bonitas e espetaculares flores tubulares, em algumas espécies chegam a ter 10 centímetros de diâmetro. As flores da Dipladenia são geralmente simples e cor-de-rosa com um centro amarelo, mas podem ser duplas e completamente cor-de-rosa, vermelhas ou brancas.

O sucesso da Dipladenia em paisagismo é inegável. É muito rústica e precoce e floresce em meiga idade. Por ter uma folhagem pouco densa, é indicada para cobrir suportes leves ou estruturados como pérgulas, grades, treliças, arcos, cercas e colunas. Tamanho médio, cerca de 2-3 metros de altura. Também pode ser cultivada em vasos e floreiras grandes, desde que tenha suporte. Seu cheiro é bem peculiar e lembra o cheiro do chiclete de tutti frutti.

Dicas e cuidados sobre a Dipladênia ou Mandevilla splendens Jalapa-do-campo

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e moderadamente irrigado. Não resistente ao alagamento, geada e frio extremo. Atura a salinidade do solo e pode ser cultivada ao longo da costa. A aplicação mensal de um fertilizante com alto teor de fósforo durante os meses mais quentes estimulará uma floração intensa. A poda é tolerável e deve ser feita no inverno. Propagado por sementes e estacas semi-enxertadas.

Atenção

A seiva leitosa da dipladênia é tóxica e pode provocar queimaduras na pele e mucosas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem