Dendróbio-de-Loddigesii ou Dendrobium loddigesii

Dendróbio-de-Loddigesii-Dendrobium-loddigesii
 

Ficha Técnica

Nome científico: Dendrobium loddigesii
Sinonímia: Callista loddigesii, Dendrobium pulchellum, Dendrobium seidelianum
Família: 
Categoria: 
Clima: 
Origem: , Laos, 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Dendróbio-de-Loddigesii ou Dendrobium loddigesii

Dendróbio-de-Loddigesii é uma orquídea oriental decídua com flores delicadamente belas que contrastam com o emaranhado de pseudobulbos. É encontrada em florestas tropicais entre 1.000 e 1.500 m acima do nível do mar na China, Laos e Vietnã, e cresce como epífito ou marrom avermelhada em locais sempre musgosos e úmidos. 

Foi descrito pela primeira vez em 1887 pelo botânico e orquidólogo inglês Robert Allen Rolfe, conhecido como o primeiro curador de orquídeas e herbário do famoso Quintal Botânico Real de Kew. O nome da planta é uma homenagem a Joachim Conrad Loddiges, um renomado colecionador, horticultor e botânico inglês.

De crescimento simpodial, esta orquídea possui rizoma compacto, emite numerosas raizes aéreas e possui pseudobulbos finos, sulcados, caniformes, curvos, pendentes que acabam formando um verdadeiro emaranhado conforme a planta cresce. As folhas são pequenas, ovadas a lanceoladas. No outono e no inverno, a planta perde boa parte de suas folhas ou mesmo todas, e depois floresce nua no final do inverno e início da primavera. As flores surgem nos nós dos pseudobulbos e são grandes, com cerca de 5 cm de diâmetro, com labelo mais rosado e intenso, centro amarelo brilhante e rebordo fino. A floração dura cerca de 15 dias. Após a floração A planta começará a brotar brotos artificiais que florescerão no ano seguinte.

Com seu perfume delicado e belas flores, esta orquídea é muito procurada por colecionadores e aquaristas. Ela cresce rápidamente e é fácil de cultivar, por isso pode ser apreciada tanto por iniciantes quanto por cultivadores experientes. conjuntos suspensos de flores falsos florescentes formam verdadeira cascata de flores lindamente sobrepostas em plantas mais velhos. 

Dicas e cuidados sobre a Dendróbio-de-Loddigesii ou Dendrobium loddigesii

Pode ser plantada diretamente nas árvores, amarrada com ráfia ou outro material biodegradável; ou ainda em vasos e vasos, feitos de fibra, barro ou plástico, preferencialmente para orquídeas. Devido às suas florações duradouros, também é usado em arranjos florais, como centros de mesa e buquês. Deve ser cultivada em meia-sombra, ou sombreamento claro, entre 40 e 50 %, em substrato drenante com boa capacitância de retenção de humidade, próprio para orquídeas epífitas, e com regas regulares. A irrigação deve ser reduzida ou interrompida quando a planta perde as folhas. Cultua de temperaturas amenas com dias mais quentes e noites frescos. 

Fertilize a cada 15 dias durante o crescimento e floração com fertilizantes orgânicos ou químicos adequados para orquídeas e para a estação. Transplante antes que o broto guia faça de crescer e novas raízes sejam postas no substrato. Propaga-se separando pseudópodes de novas plantas com estrutura completa de 4-5 pseudópodes conectados por rizomas e brotos guia. Propagam-se por estacas de pseudobulbos maduros.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem