Coração-sangrento ou Clerodendrum x speciosum Clerodendro-rosa

Coração-sangrento-Clerodendrum-x-speciosum-Clerodendro-rosa
 

Ficha Técnica

Nome científico: Clerodendrum x speciosum
Sinonímia: Clerodendrum delectum
Nomes populares: Clerodendro-rosa
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Coração-sangrento ou Clerodendrum

O coração sangrando é uma arvoreta rastejante tropical derivado da hibridização de duas outras espécies de clerodendron, a lágrima de Cristo (Clerodendrum thomsonae) e o clerodendron vermelho (C. splendens). O cruzamento entre essas duas espécies produz uma bela planta campestre com flores. A flor se assemelha às lágrimas de Cristo. mas com cálices coloridos e cachos mais densos. Os seus ramos são longos, têm uma textura semi-lenhosa e são facilmente controlados como uma videira com as estacas certos. 

Suas folhas são verde-escuras, ovais, contrários, com nervuras bem marcadas e bordas levemente onduladas. Suas inflorescências surgem na primavera e no verão, do tipo falciforme, terminais, com numerosas flores vermelhas e tubulares, estames longos, compreendidos por um copo branco persistente, de tonalidade vermelha ou rosa escuro. Como as plantas que produzem corações sangrando, atrai muito beija-flores e borboletas.

Embora seja principalmente um arbusto este clerodendron é mais frequentemente comprado e usado como uma videira elegante. No entanto, é necessário demarcar os galhos, que naturalmente dobraram e pendem, mas podem ser dobrados e fixados em um suporte adequado. Embora o Coração-sangrento seja vigoroso, é uma planta relativamente leve que não engrossa muito o tronco e pode ser cultivada em suportes menos estáveis ​​como grades, treliças e cercas, bem como em árvores, colunas, arcos, muros, arcos etc. pórticos etc É particularmente interessante para nivelar construções quando guiado próximo ao edifício. A cor verde escura de suas folhas é muito atraente e serve de fundo, criando um contraste interessante com outras plantas. Pode ser plantada em vasos e floreiras, ornando também ambientes internos bem iluminados. 

Dicas e cuidados sobre o Coração-sangrento ou Clerodendrum

Deve ser cultivada à meia-sombra ou à sombra filtrada, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Atura sol pleno, mas prefere sombra parcial. Em climas temperados, este clerodendron perde as folhas no inverno intenso ou após algumas geadas e volta a crescer vigorosamente na primavera. Reduzir a rega no inverno Fertilize mensalmente com um fertilizante líquido adequado para a estação de crescimento, crescimento ou floração. Adiciono fertilizantes orgânicos, como solo e estrume, todos os anos no final do inverno para melhorar as condições do solo. 

Ao mesmo tempo, podar os galhos secos e enfermos e, após a floração remover as inflorescências velhos para dar um melhor aspecto à planta. A poda padronizada aumentará a densidade da planta Particularmente se deixado crescer como um arbusto. Não produz sementes viáveis. Reproduz-se por desprendimento dos rebentos que emergem espontaneamente à volta da planta mãe e por estaquia, sendo colocada num substrato úmido, num local protegido, como um viveiro ou estufa, para criar raizes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem