Catléia-de-harrison ou Cattleya harrisoniana Catléia

Catléia-de-harrison-Cattleya-harrisoniana-Catléia
 

Ficha Técnica

Nome científico: Cattleya harrisoniana
Nomes populares: Catléia
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Catléia-de-harrison ou Cattleya harrisoniana Catléia

Cattleya harrisoniana é uma espécie brasileira que vive na serra do Japi em São Paulo, parte baixa da serra da Mantiqueira, acompanhando quase todos os manguezais da baixada Fluminense até o litoral norte do espírito Sagrado. Este é um pseudobulbo de orquídea fino, rechonchudo e enrugado de até 40 cm de altura com duas folhas pontiagudas de couro verde claro com cerca de 25 cm de comprimento. caules eretos com duas a seis flores. 

As flores têm dez centímetros de diâmetro, roxo-escuras, ao contrário dos semelhantes Cattleya loddigesii, que florescem em julho. A maior diferença entre os dois é que o labelo de C. harrisoniae é amarelo dourado perto do ponto onde as pétalas se encontram. Existem várias variedades conhecidas com detalhes e listras brancas. Amplamente utilizado na criação de flores de dezembro a fevereiro.

Dicas e cuidados sobre a Catléia-de-harrison ou Cattleya harrisoniana Catléia

As orquídeas C. harrisonieae são epifitismos e preferem criar raizes em caules de árvores ou em vasos de terracota ou em samambaias. A maior parte do substrato de plantio consiste em folhas em decomposição e folhas lisos. (agora principalmente substituído por fibra de coco). Quanto à iluminação prefere meia-sombra e aprecia um local claro, protegido da luz solar direta, das 23h às 15h.

As regas devem ser constantes no início do desenvolvimento dos surdos-mudos. Depois, sempre que o solo secar e quinzenalmente nos meses mais frios. A adubação limita-se a pulverização com NPK 10-10-10 duas vezes por semana na dosagem recomendada pelo fabricante. Dois meses antes da floração recomenda-se o NPK 4-14-8.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem