Carqueja ou Baccharis trimera Bacanta, Bacárida, Cacália, Cacália-amarga, Vassoura

Carqueja ou Baccharis trimera Bacanta, Bacárida, Cacália, Cacália-amarga, Vassoura
 

Ficha Técnica

Nome científico: Baccharis trimera
Nomes populares: Bacanta, Bacárida, Cacália, Cacália-amarga, Vassoura
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Carqueja ou Baccharis trimera Bacanta, Bacárida, Cacália, Cacália-amarga, Vassoura

A carqueja é uma gramínea que cresce espontaneamente em sertões e campos. e muitas vezes é cabido como perigoso. Não possui folhas verdadeiras e os troncos são ramificados e possuem asas membranosas, descontínuas e verdes responsáveis ​​pela fotossíntese da planta. As flores são branco-amareladas e aparecem em pequenos cachos. na primavera e no verão. Não confundir com a carqueja portuguesa, Pterospartum tridentatum, que tem uso medicinal e culinário.

As árvores espinhosas são de interesse no paisagismo devido à sua aparência distinta, bem como à sua despretensão e facilidade de cultivo. Pode ser plantada em vasos, floreiras e canteiros de adubação, forma pequenos arbustos compactos arredondados. É amplamente utilizado para perda de peso e chá goshochimaru. Também é usado para aromatizar aguardentes e vinhos e para fazer vassouras rústicas.

Dicas e cuidados sobre a Carqueja ou Baccharis trimera Bacanta, Bacárida, Cacália, Cacália-amarga, Vassoura

Deve ser cultivada em solo ensolarado e fértil, enriquecido com matéria orgânica e regado em intervalos regulares. Propagam-se por divisão, sementes ou estacas.

Planta medicinal

Indicações: diabetes, obesidade e sobrepeso, alterações hepáticas, afecções da vesícula biliar, afecções da pele, anemias
Propriedades medicinais: colagogas, digestivas, diuréticas, hepatoestimulantes, antipiréticas, hipoglicêmicas, laxantes, emagrecedoras, vermífugas
Partes utilizadas: hastes

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem