Caqui ou Diospyros kaki Caquizeiro, Dióspiro, Diospireiro

Caqui-Diospyros-kaki-Caquizeiro-Dióspiro-Diospireiro
 

Ficha Técnica

Nome científico: Diospyros kaki
Nomes populares: Caquizeiro, Dióspiro, Diospireiro
Família: Ebenaceae
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Caqui ou Diospyros kaki Caquizeiro, Dióspiro, Diospireiro

O Caquizeiro é uma árvore perene nativa da Asia. Foi premiado mundialmente por seus doces e deliciosos caquis. O próprio nome botânico Diospyros já dá uma boa ideia de que estamos falando de uma baga deliciosa. A palavra vem do grego antigo e significa "Comida de Zeus", que transmite o sabor divino desta fruta. Em Portugal chama-se caqui e a árvore chama-se caqui. O tronco é sinuoso, a casca bastante rugosa, com raízes profundos e robustas. Se deixado sozinho, pode crescer até uma altura de 15 metros. Mas em pomares, seja para uso comercial ou doméstico, é difícil colher, a menos que seja cultivado pesadamente. 

As folhas são largos, lanceoladas e rígidas, e são de um verde terra mais claro ou mais escuro, tornando-se belos tons de bronze e vermelho no outono, pouco antes de cair. As flores são pequenas, de cor creme ou cor-de-rosa, tetrâmeras, podendo ser femininas, masculinos ou hermafroditas. A floração ocorre na primavera e pode acontecer que a expressão sexual de uma árvore mude a cada ano, com maior proporção de flores masculinos ou hermafroditas, por exemplo.

A baga se assemelha a uma baga Pode conter sementes quando polinizadas. ou sem sementes partenocarpia. São esféricos, ovóides ou achatados, de cor amarela a avermelhada, com epiderme fina e polpa firme e opaca, ou macios, gelatinosos e translúcidos. Os frutos amadurecem no final do verão e início do outono, mas algumas colheitas podem demorar um pouco mais, dependendo da cultivar. Existem diferentes variedades de dióspiros, que geralmente são classificadas de acordo com o teor de taninos do fruto que podem ser:

  • Sibugaki - Taninosos : São frutas que introduzem altos teores de taninos mesmo quando maduros, conferindo-lhes uma forte adstringência na boca. Muitas vezes descreve a sensação de estar "com a língua presa". A polpa é geralmente vermelha. Essas frutas podem ser comidas sem problemas se forem desintoxicadas com álcool etílico, vinagre ou dióxido de carbono por cerca de 4 dias, o que as torna doces. exemplos: caqui, pomelo, 
  • Amagaki – Doces (ou não taninosos). A polpa do caqui é amarela ou laranja, comestível, firme e não azeda. O tipo mais famoso desse grupo é o Fuyu.
  • Variáveis ​​ – É aqui que entram o café de caqui e o chocolate de caqui. O fruto de semente é doce e não tânico, e tem polpa mais ou menos escura. Existem feixes marrons que variam em número de sementes. Os frutos sem sementes são tânicos, com polpa amarela e precisam ser destacados como os frutos do tipo Sibugaki. Ex. Ramaforte, Giombo e Quioto.

Dicas e cuidados sobre o Caqui ou Diospyros kaki Caquizeiro, Dióspiro, Diospireiro

Freqüentemente, os caquis podem ser consumidos frescos, mas um número infinito de preparações culinárias pode ser feito com eles. Desde frutos secos (tipo passas) a sumos geleias, licores, pudins, gelados, bolos, molhos (tipo chutney) e até maravilhosos vinagres. São ricos em beta-caroteno, vitamina C e sais minerais, mas também são ricos em açúcar e taninos, pelo que o seu consumo deve ser moderado. 

É uma excelente árvore para um horto ou pomar doméstico, pois além de fornecer frutos abundantes, também proporciona muita sombra no verão e permite a passagem da luz solar no inverno. Os caquizeiros são muito buscados por aves silvestres. Seja variedade de frutas ou construção de ninhos. Exige pouca manutenção e na maioria das vezes é bastante resistente o pragas e doenças. Basta formar e podar o fruto retirar galhos altos, velhos e doentios e abrir a copa para que fique bem ventilado e ensolarado. Também é interessante que o fruto caia durante a formação Isso porque proporciona maior frutificação e evita que a árvore se esgote. 

Em granjas comerciais, devem ser seguidas as recomendações de poda, ancoragem e fortalecimento dos galhos, além da ótima produtividade e boa sanidade do pomar Uma curiosidade: a madeira do caqui é semelhante ao ébano, de cor escura, com grão fino e duro. É difícil de fazer, mas produz produtos de qualidade, desde tacos de golfe a instrumentos musicais e utensílios domésticos.

O caqui deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil e drenante, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente durante o período de crescimento e frutificação. No inverno, é aconselhável reduzir ou mesmo interromper a rega. Reconhece adubação rica em fosforo e micronutrientes, bem como calagem aplicada no período de dormência, no inverno. Durante a estação de crescimento, fertilizantes ricos em nitrogênio e potássio são bem-vindos em parcelas e sem excesso, caso contrário, a frutificação pode ser afetada. 

O caqui prefere climas subtropicais, embora esteja adaptado a outros climas e adore calor. Isso porque as tamareiras precisam de um período frio para florescer e frutificar satisfatoriamente. Esse tempo varia de acordo com a cultivar. Assim, há cultivares mais adequadas para o plantio no Rio Grande do Sul, outras para santa Catarina, além do Paraná ou São Paulo e Mina Gerais. É propagada principalmente por enxertia de clones conhecidos por serem produtivos em porta-enxertos resistentes derivados de sementes e adaptados a solos mais áridos e profundos ou rasos e úmidos, Diospyros kaki e Diospyros virginiana, respectivamente. frutos 4-7 anos após o plantio.

Atenção

Não se deve consumir o caqui de estomago vazio ou em grandes quantidades, pois devido ao seu alto teor de tanino ele pode provocar fitobezoares no aparelho digestivo. Da mesma forma, deve-se evitar a manutenção da árvore em pastagens para equinos, que rapidamente tomam gosto pela fruta e ao ingerir muitos frutos podem ficar seriamente doentes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem