Begônia-negra ou Chrysothemis pulchella

Ficha Técnica

Nome científico: Chrysothemis pulchella
Sinonímia: Besleria pulchella, Besleria pulchella, Besleria umbellata, Chrysothemis aurantiaca, Chrysothemis villosa, Cyrtandromoea minor, Episcia pulchella, Skiophila pulchella, Tussacia pulchella, Tussacia villosa, Tussacia woodsonii
Família: Gesneriaceae

Luminosidade: ,  

A begônia negra é uma herbácea perene com raízes tuberosas, folhagem decorativa e floração, popular entre colecionadores e jardineiros em todo o mundo. No Pau-Brasil, ainda é pouco valorizada, pois é cultivada apenas em jardins da região norte do país Ao contrário do que o nome sugere, não é uma begônia de verdade. 

Derivado da família Gesneriaceae, está mais intimamente relacionado com violetas africanas e gloxinia. caules suculentos, eretos e grossos. e brotam direto da raíz em uma planta madura e densa. As folhas são grandes, contrários, de cor verde escuro com um leve toque acobreado, membranosas e brilhantes. As inflorescências ocorrem durante a maior parte do ano e são racemosas, densas, terminais, com uma a nove flores com copo alaranjado e persistente, com corola tubular amarela, durando até dois dias.

A begônia negra é uma planta selvagem interessante para jardins tropicais com pouca luz, como corredores e estufas. Auxilia a formar touceiras floridas, que são raras nesses locais. Da mesma forma, às vezes pode ser usado como cobertura, devido à bela folhagem. Seu uso, no entanto, ainda é principalmente como vaso de plantas, enfeitando interiores e varandas. 

Perde as folhas se houver um período quente e seco, ou mesmo muito frio, entrando em dormência, que geralmente corresponde ao inverno nos diferentes climas brasileiros. Consequentemente, o final desse período é o momento ideal para renovar os canteiros, adubar e propagar.

Deve ser cultivada em substrato leve enriquecido com matéria orgânica, que possa ser drenado e irrigado regularmente. Se plantado em sombra parcial ou condições de luz filtrada, obtenha uma cor verde escura nas folhas. Para obter a cor preta, deve ser cultivada apenas em luz difusa, sem luz solar direta. Por ser uma planta nativa de clima tropical, a begônia negra aprecia calor e alta umidade ambiente. 

Não tolera o encharcamento, o que causa rapidamente o apodrecimento das raízes. Também não gosta de secar entre as regas, portanto, seu meio de cultivo deve ser mantido húmido (exceto quando dormente). Também não suporta frio intenso, caso em que é aconselhável levá-lo para dentro de casa ou em estufas durante o inverno. O fertilizante trimestral é sempre ruim e contribui para as plantas com flores. Propagado pela divisão dos tubérculos.

TAGS:

#plantas #flores #jardins #jardineiros #paisagista #Adubos #Arbustos #Árvore #Frutifera #Frutas #Bonsai #Bromélias #Bulbosas #Cacto #Suculentas #Cercas #Vivas #Cuidados #Dicas #Façavocemesmo #Folhagens #Forrações #Gramados #Legumes #Palmeiras #Rizomas #tronco #cascalho #suculenta #natureza #ideia #fazer #criar #natural #verde #espaço #flora #amazonia #brazil #eua #take #care #garden #takecaregarden #nature #plantamedicinal #medicinal #saude #horta #deserto 
Para sempre aprender mais e estar sempre atualizado visite nosso site takecaregarden.com   

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem