Árvore-guarda-chuva ou Schefflera actinophylla Árvore-polvo, Brassaia, Cheflera, Cheflera-da-folha-grande

Ficha Técnica

Nome científico: Schefflera actinophylla
Nomes populares: Árvore-polvo, Brassaia, Cheflera, Cheflera-da-folha-grande
Família: 

Luminosidade: , ,  

As árvores guarda-chuva crescem nas florestas tropicais da Indonésia e da Oceânia. Tem hastes perpendiculares ramificado solitário ou disperso e tem raízes rasos agressivo, surgindo da superfície do solo em árvores mais velhos. Suas folhas são grandes, compostas, datilografadas, com folíolos pendentes, elípticas a ovais, brilhantes, de cor verde escuro e textura semelhante a couro. 

As inflorescências surgem no final da primavera e início do verão e são muito grandes e vistosas, erguendo-se acima da folhagem. São do tipo racemo, com longos segmentos cobertos por mais de mil pequenas flores vermelhas. O resultado é esférico. pequenas e vermelhas, com 10 a 12 sementes em forma de rim, tanto as flores quanto os frutos são atrativos para as aves silvestres, que apreciam o néctar abundante e a carne suculenta. A dispersão é por pássaros e as sementes podem germinar nos galhos de outras árvores e se tornar epífitos.

A árvore do Polvo, como também é chamada, é bastante versátil. Pode ser plantada no jardim, cumprindo sua função de árvore, ou pode ser plantada em vasos, quando jovem, servindo como linda folhagem para embelezar interiores. Sua baixa solidez à luz a torna uma planta especial para esta função. 

No entanto, se usado em ambientes fechados, é melhor colocá-lo em uma área bem iluminada, de preferência com sol da manhã ou da tarde, e longe de correntes de ar ou ar condicionado. Além das cultivares usuais, existem duas outras cultivares: ' Nova ' com folhas recortadas e ' Variegata ' com folhas manchadas de creme. Devido à fácil e ampla distribuição Esta espécie pode ser invasiva em algumas situações.

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil e drenante, enriquecido com matéria orgânica e regada regularmente no primeiro ano de plantio, ou se for em vaso. Esta é uma planta despretensiosa que não adoece. Atura o frio e breves períodos de seca. Não tolera geadas severas, por isso evite plantá-la em jardins de clima temperado. Propagado por sementes, ar e estacas.

Atenção

Por sua fácil e ampla propagação, esta espécie pode se tornar invasiva em determinadas situações.

TAGS:

#plantas #flores #jardins #jardineiros #paisagista #Adubos #Arbustos #Árvore #Frutifera #Frutas #Bonsai #Bromélias #Bulbosas #Cacto #Suculentas #Cercas #Vivas #Cuidados #Dicas #Façavocemesmo #Folhagens #Forrações #Gramados #Legumes #Palmeiras #Rizomas #tronco #cascalho #suculenta #natureza #ideia #fazer #criar #natural #verde #espaço #flora #amazonia #brazil #eua #take #care #garden #takecaregarden #nature #plantamedicinal #medicinal #saude #horta #deserto 
Para sempre aprender mais e estar sempre atualizado visite nosso site takecaregarden.com  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem