Árvore-samambaia ou Filicium decipiens Felício, Filício

Ficha Técnica

Nome científico: Filicium decipiens
Sinonímia: Rhus decipiens, Filicium elongatum, Jurighas decipiens, Pteridophyllum decipiens
Nomes populares: Felício, Filício
Família: Sapindaceae
Origem: , Sri Lanka

Luminosidade:  

A árvore samambaia é uma planta perene perene. Existem folhas decorativas que parecem samambaias. Tem um nome botânico localizado (Filicium = samambaia, decipiens = falso). Nativo da india e do Sri Lanka, pode atingir até 7 metros de altura. O caule é marrom escuro a cinza. O súber tem forma irregular. As folhas têm uma nervura central alada e são montadas, com folíolos brilhantes, sésseis, glabros e com bordas onduladas. 

Eles são alternados e dispostos em espiral nos galhos e formam uma copa muito densa. A floração ocorre na primavera e no verão, com o aparecimento de inflorescências axilares em forma de panícula, com pequenas flores amarelas, delicadamente perfumadas, de pouca importância ornamental. Os frutos que então se formam são em forma de drupa, de forma elipsóide e de cor púrpura quando maduros, recordando azeitonas pretos.

É uma árvore muito interessante para uso paisagístico, devido ao seu charme tropical, porte pequeno e copa bem fechada, arredondada e simétrica, que proporciona sombra fresca no verão. Pode ser usado sozinho, como luz de fundo ou pano de fundo para várias espécies em floração ou ao lado de caminhos e caminhos. Assim, adapta-se impecavelmente a pequenos espaços como pátios, calçadas, terraços, etc. e é ideal para proteger a privacidade. 

Diz-se que é um tipo muito bom para fixar orquídeas e outras plantas. O crescimento é considerado rápido ou médio. Também é recomendado para arborização urbana, pois não é agressivo devido às suas raizes e qualidades decorativas, mas deve-se notar que seu tronco não é dos mais robustos, pois está sujeito a possíveis quebras.

Deve ser cultivada o pleno sol, em solo bem drenado, preferencialmente alcalino e enriquecido com matéria orgânica, devendo ser irrigada no primeiro ano após o plantio. A samambaia é extremamente resistente e requer mais manutenção depois de bem estabelecida. Resiste à salinidade das zonas costeiros e aos breves períodos de seca. Porém, por ser uma espécie tipicamente tropical, não tolera geadas ou frio intenso. Facilmente propagado por sementes para germinação de outono em substrato húmido.

Atenção

Devido à facilidade de propagação, esta espécie pode ser considerada invasiva.

TAGS:

#plantas #flores #jardins #jardineiros #paisagista #Adubos #Arbustos #Árvore #Frutifera #Frutas #Bonsai #Bromélias #Bulbosas #Cacto #Suculentas #Cercas #Vivas #Cuidados #Dicas #Façavocemesmo #Folhagens #Forrações #Gramados #Legumes #Palmeiras #Rizomas #tronco #cascalho #suculenta #natureza #ideia #fazer #criar #natural #verde #espaço #flora #amazonia #brazil #eua #take #care #garden #takecaregarden #nature #plantamedicinal #medicinal #saude #horta #deserto 
Para sempre aprender mais e estar sempre atualizado visite nosso site takecaregarden.com  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem