Árvore-do-viajante ou Ravenala madagascariensis Árvore-dos-viajantes, Palmeira-dos-viajantes
Luminosidade: Sol Pleno
A árvore viajante é uma planta de rizoma do tamanho de uma árvore. Mas com uma textura semi-madeira. Tem uma aparência escultural e distinta, típica das estranhas e belas plantas de Madagascar. Suas folhas são enormes, como folhas de bananeira, e são sustentadas por longos e fortes pecíolos dispostos em leque. Entre esses talos de folhas, a planta acumula água, que serve para saciar a sede do viajante, pelo que recebeu seu nome popular. Quando essas hastes tombam Cicatrizes semelhantes a palmeiras permanecerão no caule ramificado. Embora comumente confunde com a palmeira a árvore viajante está relacionada com a estrelícia (Strelitzia sp).
Entre os pecíolos aparecem inflorescências semelhantes a estrelicium, com brácteas verdes em forma de barco e vistosas flores brancas cremosas. A combinação formada pela bráctea e flor lembra a cabeça de um pássaro com bico pontiagudo e crista. A floração ocorre no outono e o fruto subsequente é uma cápsula marrom com sementes azuis iridescentes que são atraentes para os pássaros. As árvores viajantes são polinizadas por morcegos e lêmures.
Esta planta de tamanho respeitável - atingindo 8 metros de altura - e sua aparência deslumbrante não é adequada para todos os pátios. Precisa de espaço para se embelezar e ser admirado como deve ser. Pode ser utilizada isoladamente ou em grupos, com caule único ou em touceiras gigantes, preferencialmente em relvados amplos e bem cuidados. A árvore de viagem é ideal para pátios, quintas e grandes parques. É considerado um dos símbolos de Madagascar e foi muito útil para os nativos que extraíam a gordura endurecida dos caules e faziam uma cobertura com as folhas fibrosas.
Deve ser cultivada o pleno sol, em dia fértil e desidratante, enriquecida com matéria orgânica e regada regularmente. A árvore viajante aprecia adubação orgânica regular e não tolera seca prolongada. Na verdade, esta é uma planta tropical que cresce em florestas tropicais e não tolera geadas ou frio extremo. Quando plantada em local aberto e com vento forte, suas folhas vão rasgar e ficar feias. A árvore viajante precisa de bastante fertilizante mensal para mantê-la crescendo saudável. Propaga-se por semente e divisão de surdos-mudos junto à planta mãe.
TAGS: