Antúrio-rainha ou Anthurium warocqueanum

Ficha Técnica

Nome científico: Anthurium warocqueanum
Família: 

Luminosidade:  

O antúrio rainha é uma planta ornamental folhosa, herbácea e epifitismo que cresce nas florestas equatoriais úmidas dos vales e planícies da Colômbia em altitudes entre 200 e 1400 m acima do nível do mar. O nome próprio "warocqueanum" é uma homenagem a Arthur Waroca (1835-1880), uma proeminente promotor da horticultura na Bélgica. A. warocqueanum pertence à seção Cardiolonchium do gênero Anthurium, que inclui os antúrios de folha aveludada.

A beleza desta rainha dos antúrios reside na sua folhagem exuberante. Embora tenha grande variação individual na forma, cor e veios de suas folhas, o antúrio rainha é caraterizado por folhas alongadas em forma de coração, que podem ter de 12 a 24 polegadas de comprimento. Possuem textura coriácea e cor verde, normalmente mais escura que a dos outros antúrios, podendo atingir tonalidades enegrecidas, quase pretos, verde musgo, de extrema beleza. Faixas prateadas são outra característica distintiva desta raça. Dependendo do indivíduo eles podem ser bem definidos e claros, ou até mais suaves.

Inflorescências do tipo espiga típicas de aróides, cobertas por pequenas flores e protegidas por opérculos lanceolados amarelo-esverdeados pálidos (folhas vistosas modificadas para atrair polinizadores), com acúleos densos. A inflorescência pode crescer até cerca de 41 cm e dá frutos vermelhos após a polinização. Os pássaros comem esses frutos maduros e defecam nos galhos e alastram as sementes.

Uma bela planta para crescer dentro de casa, na varanda ou no horto de inverno. Proteger do sol e do vento. O antúrio rainha confere ao ambiente um exotismo tropical, ao mesmo tempo em que contrasta com o restante da vegetação por seus tons mais escuros e textura peculiar. Também é possível cultivá-la no jardim, preferencialmente em ambiente semelhante ao natural, ou seja, em galhos de árvores perenes (evergreens), onde encontrará a humidade e a fertilidade que valoriza para crescer. 

Seu crescimento é moderado e a manutenção se dá por meio de adubações regulares e retirada de folhas feridas e velhos. Além da variedade individual da espécie é possível obter indivíduos mais escuros cultivando-os em local sombreado e indivíduos com folhagem mais clara em áreas mais iluminadas. Mas lembre-se de que a planta prefere boa luz para crescer e não florescerá em locais escuros. Deve ser cultivada sob luz filtrada intensa e ao abrigo da luz solar direta, em substrato adequado para plantas aleatórios, como uma mistura de musgo esfagno, hulha, perlita, brita e súber de abeto parcialmente decomposta. 

Há pessoas que optam usar apenas esfagno puro ao cultivar esta cepa. Deve ser regada com frequencia e o substrato não deve secar completamente entre as regas, caso contrário as plantas ficarão sem água. O antúrio tem uma humidade relativa de cerca de 70 %. Assim, em locais com ar mais seco, a umidade deve ser complementada com um umidificador. Não tolera frio e geadas severas, por isso deve ser cultivada em espaços fechados aquecidos ou estufas em regiões subtropicais ou temperadas. 

Adubar mensalmente com adubo solúvel de alta qualidade (Peters ou PlantProd), na proporção de 10:10:10 ou, se preferir, utilizar adubo orgânico de liberação lenta e adubo orgânico. Propagar por estacas de raíz em substrato húmido na primavera e no verão.

Atenção

Todas as partes da planta são tóxicas.

TAGS:

#plantas #flores #jardins #jardineiros #paisagista #Adubos #Arbustos #Árvore #Frutifera #Frutas #Bonsai #Bromélias #Bulbosas #Cacto #Suculentas #Cercas #Vivas #Cuidados #Dicas #Façavocemesmo #Folhagens #Forrações #Gramados #Legumes #Palmeiras #Rizomas #tronco #cascalho #suculenta #natureza #ideia #fazer #criar #natural #verde #espaço #flora #amazonia #brazil #eua #take #care #garden #takecaregarden #nature #plantamedicinal #medicinal #saude #horta #deserto 
Para sempre aprender mais e estar sempre atualizado visite nosso site takecaregarden.com  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem