Ameixa-de-natal ou Carissa macrocarpa Ameixa-natal, Amatungulu

Ficha Técnica

Nome científico: Carissa macrocarpa
Sinonímia: Carissa grandiflora
Nomes populares: Ameixa-natal, Amatungulu
Família: 

Luminosidade: ,  

A ameixa de Natal é uma arvoreta denso, perene e frutífero, nativo da provincia de Kwazulu-Natal, na costa leste da África do Sul. Pode formar uma arvore de até cerca de 6 metros de altura, embora a maioria das plantas cultivadas não ultrapassará os dois metros, mantendo suas dimensões arbustivas. Os galhos têm madeira densamente ramificada com espinhos afiados em um lóbulo em forma de Y. Ao podar galhos, o suco leitoso é liberado. As folhas são ovais, verde-escuras, brilhantes, de textura coriácea e contrapostos. Em climas com estações mais distintas, como no sul do Pau-Brasil, floresce na primavera e no verão, enquanto em regiões mais tropicais floresce o ano todo. Suas flores variam do branco ao rosa, são quíntuplas, com pétalas cerosas, têm um aroma agradável que lembra flor de laranjeira e jasmim e são mais intensos à noite. Eles são atraentes para as borboletas.

A fruta que se segue é uma fruta doce e suculenta com súber e polpa avermelhadas. Diz-se que o sabor é semelhante a morangos e cranberries. São ricos em vitamina C, magnésio e fosforo e podem ser consumidos sozinhos ou na forma de sucos, geleias e nozes. Entre as variedades podemos citar Variegata com folhas brancas e creme variegadas, Nana, Boxwood Beauty e Bonsai em tamanhos anões, e Horizontalis e Prostrata com folhas de hera.

No horto, a ameixa de Natal combina as principais qualidades da arvoreta perfeito para sebes. Além de ser resistente à modelagem Ainda é muito fácil manter a forma. Possui folhas e espinhos densos que proporcionam privacidade e dissuadem intrusos. Finalmente, ele continua a produzir flores e frutas perfumadas na maior parte do ano. baixos custos de manutenção que consistem em poda e adubação por dois anos.

Pode ser usado individualmente, em grupos ou em colunas. Para criar uma sebe, recomenda-se semear um metro de cada vez. variedades anãs e rastejantes são ideais para uso como canteiros ou bordaduras. Porém, devemos ficar atentos aos galhos ladrões, que, se não forem tosados, acabarão voltando às características da espécie. Evite semear ameixeiras em áreas de pedestres, como calçadas, pois os acúleos podem ferir os pedestres. vasos de plantas e vasos também são possíveis. Também combina muito bem com a arte bonsai, especialmente as variedades "Bonsai" e "Horizontal".

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em qualquer tipo de solo, de preferência drenável, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente nos primeiros anos de estabelecimento. Após o pleno estabelecimento, a planta torna-se tolerante secas de curto prazo. Embora cresça em meia sombra, forma apenas arbustos densos e produz flores e frutos abundantes em pleno sol. Em meia-sombra, deve ser cultivada como arbusto informal, ou mesmo árvore de pequeno porte, pois seus galhos são mais escassos. Adapta-se bem à salinidade e pode ser utilizada com sucesso em jardins costeiros. Resistente ao frio e geadas leves típicas de climas subtropicais. Propaga-se por sementes, mas principalmente por estacas e mantém as características da variedade mãe.

Atenção

Apesar de possuir a seiva leitosa, o que muitas vezes dá a suspeita de se tratar de uma planta muito tóxica, a ameixa-de-natal apresenta baixa toxicidade. Use luvas grossas ao manipular ou podar a planta, evitando ferimentos devido aos espinhos.

TAGS:

#plantas #flores #jardins #jardineiros #paisagista #Adubos #Arbustos #Árvore #Frutifera #Frutas #Bonsai #Bromélias #Bulbosas #Cacto #Suculentas #Cercas #Vivas #Cuidados #Dicas #Façavocemesmo #Folhagens #Forrações #Gramados #Legumes #Palmeiras #Rizomas #tronco #cascalho #suculenta #natureza #ideia #fazer #criar #natural #verde #espaço #flora #amazonia #brazil #eua #take #care #garden #takecaregarden #nature #plantamedicinal #medicinal #saude #horta #deserto 
Para sempre aprender mais e estar sempre atualizado visite nosso site takecaregarden.com  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem