Almeirão-roxo ou Lactuca canadensis ou Almeirão-de-árvore, Almeirão-japonês, Almeirão-selvagem, Alface- de-árvore, Radite, Radite-cote, Orelha-de-coelho, Chicória

Ficha Técnica

Nome científico: Lactuca canadensis
Sinonímia: Cicerbita canadensis, Cicerbita elongata, Galathenium elongatum, Galathenium salicifolium, Lactuca sagittifolia, Lactuca steelei, Mulgedium canadense, Mulgedium integrifolium, Wiestia canadensis, Wiestia elongata
Nomes populares: Almeirão-de-árvore, Almeirão-japonês, Almeirão-selvagem, Alface- de-árvore, Radite, Radite-cote, Orelha-de-coelho, Chicória
Família: 
Origem: , Canadá, Estados Unidos

Luminosidade: ,  

A chicória roxa é uma relva anual com um tronco ereto, vigoroso, suculento, ramificado e frondoso. Pode facilmente atingir uma altura de dois metros quando cultivada o pleno sol. Suas folhas, quase prateadas e com nervuras roxas, são pontiagudas.As flores amarelas pálidas são coletadas em panículas no final dos brotos largos. Assemelha-se a alface e dentes de leão. (com cores mais limitadas).

Quando as flores fecham Um pouco depois Eles dão à luz "pompons" cheios de sementes pretos (brotos) que semear tudo ao seu redor que é soprado pelo vento. Devido à facilidade de propagação, a planta também pode ser considerada invasora em alguns casos. Espalha-se rapidamente em jardins, vasos, fendas de pavimentos, recantos, hortas e pomares.

É uma planta anual, e como tal cresce, floresce, semeia e completa seu ciclo por até um ano. É um vegetal que não precisa ser cuidado mesmo na estação seca. Propagado apenas por sementes. Para plantar as sementes, basta cobri-las com fina camada de solo diretamente no canteiro ou vaso e manter o solo úmido até que a germinação esteja completa. sem mistério.

Em comparação com alface, escarola e chicória, esta planta é amplamente cultivada em hortas em quase todos os países No Sul e Sudeste, é considerado espontâneo. E nasce especialmente nas estações mais amenas, outono e inverno. Quando o tempo está frio A chicória selvagem começará a aparecer no quintal. trazendo cor e beleza ao jardim.

Existem muitos tipos diferentes, incluindo folhas planas, folhas sem sementes e veias roxas. Não "se arrependa" de comer folhas de chicória. Comece colhendo as folhas inferiores e a planta crescerá como um nabo. Você pode colher várias colheitas da mesma chicória roxa. Quando digo que a chicória roxa cresce nas florestas poucas pessoas acreditam que seja tão bonita. Além de ser lindo É também uma decoração natural, remédio e comida também.

É muito saborosa e versátil na cozinha suas folhas podem ser comidas cruas ou guisados no vapor. Apesar disso, é desconhecida pela maioria da população por isso é uma PANC (cultura alimentar não convencional). E felizmente aqui no Pau-Brasil, algumas regiões já vendem esse saboroso vegetal em feiras agroecológicas.

Pessoalmente, prefiro comê-los crus em saladas e vinagretes. Mas também devoram farofa, sopas verdes, sopas e ensopados. Embora este vegetal seja ligeiramente amargo, alguns não toleram o amargor nos alimentos. Nesse caso, basta aparar as folhas em rodelas e deixá-las de molho por alguns minutos em água para retirar a seiva. No entanto, parte do poder curativo da planta conhecido na medicina popular por proteger o fígado e ajudar na digestão, é perdido no processo. Combate doenças do figado, baço, vesícula biliar e rins. Um adágio popular diz que todos os vegetais amargos protegem o fígado.

Troncos de flores jovens também são comestíveis. Na verdade, toda a planta é comestível. Colher a raiz antes da floração pique-a com uma faca afiada, seque-a ao sol e faça o chá. Suas raízes remontam a uma forte história no continente europeu. Depois de seco e torrado, já ocupou o lugar do café na Europa no passado. E hoje esse tipo de culinária se tornou uma iguaria. Fico pensando nos tradicionais produtores de hortaliças do Brasil que têm "problemas de pragas" de chicória em suas propriedades. Colher tudo e torrar as raízes para iniciar o “Café Gourmet” de Lactuca canadensis. vou comprar para experienciar.

Ah... mas não vou arrancar a planta e queimá-la até o chão. A menos que você tenha uma infestação de radicchio roxo em seu jardim, deixe a planta sozinha para florescer, semear e cumprir sua missão de alastrar sua progênie pelo mundo. Quando muitas surdos-mudos aparecem após o plantio você pode doar para grupos de amigos, vizinhos, hortas comunitárias e jardineiros da cidade. A chicória roxa do jardim é um sinal de vegetais frescos, não tóxicos, medicinais e sem nutrientes. Pense nisso.

Planta medicinal

Indicações: Afecções do fígado, baço, vesícula e rins, verrugas, artrite, insônia, artrite, Ansiedade
Propriedades medicinais: Analgésicas, anódinas, antiespasmódicas, digestivas, diuréticas, hipnóticas, narcóticas e sedativas
Partes utilizadas: Folhas, Seiva, Raízes, Ramos e Flores

TAGS:

#plantas #flores #jardins #jardineiros #paisagista #Adubos #Arbustos #Árvore #Frutifera #Frutas #Bonsai #Bromélias #Bulbosas #Cacto #Suculentas #Cercas #Vivas #Cuidados #Dicas #Façavocemesmo #Folhagens #Forrações #Gramados #Legumes #Palmeiras #Rizomas #tronco #cascalho #suculenta #natureza #ideia #fazer #criar #natural #verde #espaço #flora #amazonia #brazil #eua #take #care #garden #takecaregarden #nature #plantamedicinal #medicinal #saude #horta #deserto 
Para sempre aprender mais e estar sempre atualizado visite nosso site takecaregarden.com  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem