Almeirão ou Cichorium intybus ou Almeirão-de-raiz, Almeirão-selvagem, Almeirão-silvestre, Chicória, Chicória-amarga, Chicoria-brava, Chicória-do-café, Radice-selvagem, Radiche

Ficha Técnica

Nome científico: Cichorium intybus
Nomes populares: Almeirão-de-raiz, Almeirão-selvagem, Almeirão-silvestre, Chicória, Chicória-amarga, Chicoria-brava, Chicória-do-café, Radice-selvagem, Radiche
Família: 
Origem: 

Luminosidade:  

A chicória é uma planta de erva leitosa que é cultivada como um vegetal e também é chamada de chicória. Esta é uma cepa que traspassou por um extenso melhoramento genético. Atualmente, existem plantas com folhas abertas, tubérculos (folhas fechadas e fechadas) e plantas com raizes mais espessos. As principais variedades são "Catalonha", "Pão-de-açúcar", "Radiche (folha larga)", "Palla Rossa", "Madnesburgo (raíz)" e "Spadona".

Tem folhas oblongas, largos ou estreitas, mais ou menos peludas, de cor esverdeada ou púrpura, dependendo da variedade. Suas raizes são tuberosas, curvas e armazenam grande quantidade do carboidrato inulina. Tem utilizações importantes nas indústrias farmacêutica e de alimentos dietéticos. Inflorescências em capítulos azuis ou roxos aparecem em pedúnculos longos com folhas inferiores.

Você pode preparar saladas cruas e saborosas opulentos em folhas de chicória, assadas em uma caçarola ao lado de legumes, cereais ou carne. Tem sabor amargo e é mais nutricional que a alface e é rico em vitaminas, minérios e fibras. As raizes se emprestam à extração industrial de inulina; e para a produção de sucedâneo do café após secagem, torrefação e moagem. As flores de grão de bico também são comestíveis e podem decorar saladas com um efeito impressionante. É cultivada para fins ornamentais. principalmente na Europa Para uma bela flor que adiciona um efeito rústico em flores ou em combinações com outras flores.

Deve ser cultivada o pleno sol, solo fértil e bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Atura frio e calor. O solo deve estar bem preparado no momento da semeadura. O canteiro deve ser apaziguado, fertilizado e elevado cerca de 15 cm para as variedades "folha" e cerca de 22 cm para as variedades "raíz".

Não há necessidade de preparar mudos em bandejas. Pendurar as sementes diretamente no local exato. O desbaste deve ser feito quando as plantas atingir 10 cm, deixando uma planta a cada 15 cm. A colheita começa após 80 dias no verão e 100 dias no inverno. É uma planta perene, mas cultivada como anual.

Planta medicinal

Indicações: afecções do fígado e vesícula, falta de apetite, gastroenterite, verminose, dispepsia, diabetes
Propriedades medicinais: tônica, anti-helmíntica, aperiente, diurética, emenagoga
Partes utilizadas: flores, folhas, raízes

TAGS:

#plantas #flores #jardins #jardineiros #paisagista #Adubos #Arbustos #Árvore #Frutifera #Frutas #Bonsai #Bromélias #Bulbosas #Cacto #Suculentas #Cercas #Vivas #Cuidados #Dicas #Façavocemesmo #Folhagens #Forrações #Gramados #Legumes #Palmeiras #Rizomas #tronco #cascalho #suculenta #natureza #ideia #fazer #criar #natural #verde #espaço #flora #amazonia #brazil #eua #take #care #garden #takecaregarden #nature #plantamedicinal #medicinal #saude #horta #deserto 
Para sempre aprender mais e estar sempre atualizado visite nosso site takecaregarden.com  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem