Alho-porró ou Allium porrum ou Alho-francês, Alho-macho, Alho-poró, Alho-porro, Poró, Porro, Porro-bravo, Porro-hortense

Ficha Técnica

Nome científico: Allium porrum
Nomes populares: Alho-francês, Alho-macho, Alho-poró, Alho-porro, Poró, Porro, Porro-bravo, Porro-hortense
Família: 
Origem: 

Altura:  

O alho-poró é uma planta conhecida pelos egípcios, gregos e romanos desde a antiguidade, com inúmeras alusões bíblicas. É também uma das plantas icônicas do país de Gales. Agora é distribuído em todo o mundo Maior popularidade e consumo. É uma planta herbácea do mesmo gênero do alho e da cebola. No primeiro ano após a semeadura, produz folhas e caules, e no segundo ano se multiplica, floresce e dá frutos.

Suas folhas são longas, largos, carnudas e verdes, com vagens longas e sobrepostas que embrulharem o pseudocaule para formar um "caule" macio, branco e comestível que se expande na base. Suas raizes são palmadas e rasos. As grandes inflorescências globulares são umbelas e contêm numerosas flores brancas, cor-de-rosa ou roxas. Após a polinização, formam-se frutos triangulares em forma de caixa e pequenas sementes achatadas pretos com casca murchada como cebolas.

O alho-poró é um legume delicioso que pode ser usado fresco ou frio em saladas e pratos quentes. Seu sabor é sutil, mais doce e mais suave do que cebola. E é muito utilizado na culinária francesa e japonesa. Normalmente é uma quiche rápida ou refogado. A parte branca é a mais consumida e com as mais diversas preparações, mas as folhas verdes também são utilizadas para dar sabor a molhos e sopas. A indústria alimentícia utiliza o alho-poró seco para fazer sopas e condimentos.

Embora bienal, o alho-poró é cultivado comercialmente como anual. Deve ser plantada o pleno sol em solo fértil, calmo, leve, enriquecido com matéria orgânica, regada periodicamente. Pode ser semeada diretamente no último canteiro ou no viveiro para ulterior transplante. No momento da semeadura, os canteiros devem estar bem preparados, elevados e lisos.

É aconselhável transplantar em dias nublados, quando a planta atinge uma altura de 10-15 cm. Durante o seu crescimento cerca de 1 mês antes da colheita) temos de "empilhar" a terra à volta da planta para que os caules fiquem bem brancos. Cerca de 120 dias no verão e 140 dias no inverno, as plantas estão prontas para a colheita. Reconhece o clima ameno, mas atualmente o mercado oferece variedades bem adaptadas ao calor Reproduz-se por semente.

Planta medicinal

Indicações: problemas digestivos, infecções, pressão alta, arteriosclerose, cálculos renais, fraqueza, infecções respiratórias, verminose
Propriedades medicinais: antibiótica, digestiva, diurética, emoliente, estimulante, expectorante, laxante, vermífuga
Partes utilizadas: folhas, talos, sementes

TAGS:

#plantas #flores #jardins #jardineiros #paisagista #Adubos #Arbustos #Árvore #Frutifera #Frutas #Bonsai #Bromélias #Bulbosas #Cacto #Suculentas #Cercas #Vivas #Cuidados #Dicas #Façavocemesmo #Folhagens #Forrações #Gramados #Legumes #Palmeiras #Rizomas #tronco #cascalho #suculenta #natureza #ideia #fazer #criar #natural #verde #espaço #flora #amazonia #brazil #eua #take #care #garden #takecaregarden #nature #plantamedicinal #medicinal #saude #horta #deserto 
Para sempre aprender mais e estar sempre atualizado visite nosso site takecaregarden.com  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem