Agrião ou Nasturtium officinale
Luminosidade: Sol Pleno
O agrião é uma erva perene de veloz crescimento que tem sido usada há muito tempo como salada e planta medicinal. De tronco tenro, verde, carnoso, liso e fistuloso (oco), o cardamomo pode facilmente atingir 70 cm de altura. As folhas são alternadas, montadas e pecioladas, ovais a lanceoladas com cerca de 3-11 folíolos, sendo a folha terminal maior que as demais. Possui raiz principal e raizes adventícias originárias de nós radiculares submersos. As inflorescências apicais aparecem no verão e consistem em numerosas pequenas flores brancas, cada uma com quatro pétalas.
O agrião tem sabor picante e pode ser consumido cru, em saladas ou cozido, em sopas, ensopados e outros pratos salgados. Também é muito procurada como planta medicinal, sendo incluída na composição de muitas ervas populares, como xaropes de mel e outras ervas. O agrião é um vegetal rico em vitaminas A, C e complexos, além de minerais como iodo, ferro, manganês e calcio. No paisagismo, pode ser cultivada de forma sustentável em rios e lagoas ornamentais, provendo alimentos e remédios para as pessoas e proporcionando um excelente refúgio para a vida aquática. Nesses casos, a infecção pode se espalhar rapidamente e seu crescimento deve ser controlado.
Deve ser cultivada o pleno sol, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, regada diariamente ou permanentemente encharcada. Ele apreciava a água corrente e limpa, bem como a fertilização ocasional. A colheita pode começar em cerca de 50 dias no verão e 70 dias no inverno e pode suportar até 4 cortes consecutivos quando o canteiro precisa ser reformado. Propagado por sementes e estacas.
TAGS: