Acidantera ou Gladiolus murielae
Luminosidade: Sol Pleno
Acidantera é uma planta herbácea bulbosa. É parente próxima da palmeira santa Rita (Gladiolus hortulanus). As flores são delicadas e pendentes. branco com uma mancha marrom-púrpura no centro que às vezes pode ser laranja. Cheira bem, especialmente à tarde. Seu bulbo tem forma de bolbo e as folhas são longas, lineares, de cor verde e textura opaca. É possível fazê-los florescer em diferentes épocas do ano simplesmente mantendo seus bulbos na geladeira até a época desejada. Eles tendem a florescer na primavera, verão e outono quando plantados naturalmente.
Em jardins, pode ser usado para formar matrizes e bordas. Uma boa visão também pode ser obtida quando misturada com outras lâmpadas de tamanho semelhante ou de tamanho reduzido. Eles podem ser plantados juntos ou um após o outro para uma floração mais longa. Eles também são ótimos em vasos e plantadores. São bulbos rústicos e fáceis de cultivar. Também pode ser plantada para corte, estruturas bonitas e perfumadas e buquês são obtidos dela.
Deve ser cultivada em solo ensolarado, fértil, bem permeável, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Não tolera solo argiloso e encharcamento, pois o rizoma apodrece rapidamente nessas condições. Se necessário, faça canteiros elevados para promover a drenagem Plante os bulbos a uma profundidade de 7 a 10 cm, com um espaço de 20 cm entre eles. Propagar separando os pequenos rizomas ao lado da cabeça mãe na colheita. (após a estação de crescimento). Quando a planta começar a ficar amarela, colete os rebentos e corte as folhas. Lave-o e deixe-o secar à sombra em local seco e bem ventilado. Armazenar em local fresco e seco e pode ser refrigerado. Protege os rizomas da desidratação excessiva.
TAGS: