Acerola ou Malpighia emarginata

 

Ficha Técnica

Nome científico: Malpighia emarginata
Sinonímia: Malpighia glabra, Malpighia berteroana, Malpighia urens, Bunchosia parvifolia, Malpighia biflora, Malpighia dicipiens, Malpighia fallax, Malpighia lucida, Malpighia myrtoides, Malpighia neumanniana, Malpighia nitida, Malpighia oxycocca, Malpighia peruviana, Malpighia punicifolia, Malpighia semeruco, Malpighia undulata, Malpighia uniflora, Malpighia virgata, Malpighia retusa, Malpighia umbellata
Nomes populares: Aceroleira, Cereja-das-antilhas, Cereja-de-barbados
Família: Malpighiaceae
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Tropical
Origem: América Central, América do Norte, América do Sul, Antilhas, Brasil, México, Peru
Altura: 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros
Luminosidade: Sol Pleno

Acerola, ou Acerola, é um arbusto ou planta frutífera e ornamental que é cultivada em regiões tropicais ao redor do mundo A maioria delas são frutas altamente nutricionais. Seu tronco é ramificado desde a base a folhagem é densa e as dimensões são pequenas, geralmente entre 3 e 5 metros de altura. As folhas são simples, contrapostos, ovadas a lanceoladas, pequenas, brilhantes e verde-escuras. As bordas das folhas são roliças ou onduladas e possuem pelos pequenos que podem irritar a pele. Inflorescências coromboses, sésseis, axilares, com três a cinco flores. Estes, por outro lado, são hermafroditas, pentâmeros, com pétalas franjadas brancas ou cor-de-rosa. Os frutos amadurecem 22-30 dias após a floração. São do tipo ósseo, com pele lisa, delicada e brilhante, polpa carnosa, suculenta e aromática, com três gomos protegendo três sementes. A fruta madura pode ser laranja ou vermelha, dependendo da variedade.

Embora a acerola seja uma planta frutífera, criando uma reserva entre alguns paisagistas, ela se comporta de maneira um pouco diferente das árvores frutíferas mais usuais. Por ser tropical, é mais rústica, mais resistente doenças e pragas e exige menos manejo do que, digamos, laranjeiras e macieiras. Além disso, forma sebes naturais que, quando podadas, são o mais compactos possível. Seus pequenos frutos são decorativos e atraem pássaros. É a arvore perfeita para os quintais menores e cada vez mais otimizados de hoje. Pode ser cultivada em vasos e assim ornar jardins, terraços e outras áreas pavimentadas. Também prospera em fileiras, criando um cerca útil que, além de servir de paisagem, é frutífero. Os entusiastas do bonsai também adoram usar a acerola em seu cultivo. Porque existem folhas naturais, flores e pequenos frutos. Isso facilita a prática de erigir plantas menores.

A fruta tem um sabor agradável, mais ou menos doce e azedo, o cheiro lembra uvas e maçãs e é rico em vitamina C. É considerada uma das frutas mais opulentos nesta vitamina, incluiu mais de 30 vezes mais que uma cor-de-laranja e apenas 100 gramas de polpa podem conter 5 gramas. Pode ser consumido sozinho ou na forma de sucos, picolés, sorvetes, geleias, xaropes, geleias, etc. No entanto, vale lembrar que, como a vitamina C é uma substância volátil, quanto menos a baga for processada, melhor será aproveitado seu valor nutricional. No Pau-Brasil, o tamanho e o número de áreas de fruticultura para uso na agroindústria de polpa gelada estão aumentando, principalmente no Nordeste. Existem centenas de cultivares de acerola, com diferentes características fenotípicas e adaptabilidade a diferentes climas e solos. As variedades mais comuns são Apodi, Kabokla, Cereja, Frutakor, Okinawa, Olivier, Encosta Rica, Junko, lilá, flor Caucasóide, Rubra "e" Sertaneja ", das quais a Embrapa desenvolveu diversas variedades.

Deve ser cultivada o pleno sol, em solo fértil, profundo, drenante, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Plantas destinadas ao treinamento de bonsai podem se dar bem em condições parcialmente sombreadas. Nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde o clima é consistentemente quente, a acerola cresce o ano todo, enquanto nas regiões Sul e Sudeste, com estações mais pronunciadas, a colheita costuma se concentrar na primavera. e no verão. Não tolera seca e encharcamento por muito tempo. Para uma boa produção de frutos, recomenda-se a irrigação e adubação durante os meses de floração e frutificação. Propagado por estacas, enxertia e sementes. Para obter plantas conhecidas por produzir frutos de qualidade, é necessário adquirir plantas de boa procedência formadas por métodos vegetativos, como enxertia ou estaquia.

Planta medicinal

Indicações: Escorbuto, Fadiga, Infecções recorrentes, Flacidez, Doenças ósseas ou do tecido conjuntivo, Cegueira noturna, Pós-operatório, Reumatismo, Anemia, Doenças gengivais, Desnutrição, Rinite Alérgica, Envelhecimento precoce
Propriedades medicinais: Rica em Vitaminas C, A e do Complexo B, Antioxidante, Nutriente, Reforça o sistema imunológico
Partes utilizadas: Frutos

Atenção

Utilizar luvas e camiseta de manga comprida ao efetuar podas, colheitas ou outros manejo que exijam contato direto com ramos e folhas. O contato com a planta pode provocar alergias e irritações da pele de pessoas sensíveis.

TAGS:

plantas,flores,jardins,jardineiros,paisagista,tronco,cascalho,suculenta,natureza,ideia,fazer,criar,natural,verde,espaço,flora,amazonia,brazil,eua,take,care,garden,takecaregarden.com,takecaregarden.blogspot.com, pra que serve, como usar, plantas,nature,plantamedicinal,medicinal,saude,horta,deserto,takecaregarden 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem