As Vantagens da Planta Acorus Gramineus No Jardim
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Acorus é uma planta herbácea que à primeira vista parece uma grama (Poaceae), mas não é uma erva verdadeira e pertence à família Acoraceae. Dos seus rizomas espessos emergem folhas aromáticas, lanceoladas, brilhantes, ligeiramente dobradas, de cor verde, nas espécies típicas. No entanto, existem diversas variedades para uso ornamental, de porte maior ou menor, além de folhas mais ou menos aromáticas, plantas de folhagens brancas e amarelos variegadas, muito atrativas. Entre eles podemos citar "Incêndio", "Variegatus", "Alcaçuz" e "Puzill". Floresce apenas quando cultivada como planta aquática com rizoma submerso. As inflorescências são espádices e brancas, discretas, localizadas na base da pluma e de pouca importância ornamental. As frutas que se seguem são pequenas bagas vermelhas carnudas.
Usar acorus em recipientes, como forragem para espécies mais altas, e em canteiros mistos em meia sombra, principalmente em áreas com problemas de drenagem. Também interessante em torno de lagos e ribeiros como planta pantanosa ou marginal, abrigando animais selvagens como pequenos peixes e sapos. Sua folhagem atraente e brilhante e a forma de aglomerado pequeno e arredondado ajudam a suavizar os acabamentos pedregosos e muitas vezes pontiagudos dos lagos artificiais. Atura pisadas leves e emite um aroma que lembra tangerina e anis quando suas folhas são esmagadas. Também pode ser utilizado em terrários fechados, pois aprecia umidade constante.
Deve ser cultivada o pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e permanentemente úmido. Se as pontas das folhas permanecer secas e marrons e a planta murchar com frequencia, o solo está muito seco. Neste caso, adicione mais matéria orgânica, cobertura morta e água com mais frequencia. No horto e no clima quente, plante o acorus na sombra parcial, caso contrário a folhagem ficará ruim. Em lagos e climas temperados, uma condição de pleno sol será benéfica. Propagado dividindo véus no final do inverno.
TAGS: