Plantio e Cuidados da Acelga (Beta vulgaris cicla) na Horta de Casa

Ficha Técnica

Nome científico: Beta vulgaris cicla
Nomes populares: Celga
Família: Amaranthaceae
Categoria: Folhas e Flores, Medicinal, Plantas Hortícolas, Raízes e Rizomas
Clima: Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Europa
Altura: 0.3 a 0.4 metros, 0.4 a 0.6 metros
Luminosidade: Sol Pleno

A acelga, como a beterraba, é um tipo de beta vulgar. Os gregos egípcios e romanos cultivavam a acelga desde os tempos antigos, para alimentação humana e animal, mas só se popularizou na França durante a velhice Média. A acelga tem grandes folhas de roseta com pecíolos (caules) longos, firmes e largos. As folhas são brilhantes e geralmente verdes ou avermelhadas em diferentes tonalidades.

As hastes e as veias são brancas, rosa, amarelas, vermelhas, verdes, roxas ou laranja. As folhas podem ser lisas ou onduladas. A inflorescência, que é produzida à medida que a planta amadurece, consiste em muitas pequenas flores verdes cujo minúsculo pólen pode ser transportado pelo vento por longas distâncias. As raizes ficam mais espessos, cheias de reservas, principalmente após o primeiro ano de plantio. Eles também são comestíveis em muitas variedades.

A acelga pode ser comida como salada ou cozida. As folhas mais velhos têm um pouco de amargor, então as folhas mais novas e macios devem ser colocadas para fazer saladas cruas. As hastes coloridas são muito apreciadas e adicionam sabor e cor a muitos pratos. A acelga, como o espinafre, geralmente pode ser transformada em sopas, refogados, refogados, picles, cremosos, etc. As folhas são colhidas no primeiro ano após a semeadura, pois no segundo ano de colheita a planta entra no ciclo reprodutivo, produzindo inflorescências e folhas duras e amargas.

Pode ser plantada como planta ornamental no horto, principalmente variedades com troncos coloridos. Deve ser cultivada o pleno sol, em solo fértil, drenante, arejado, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Aproveite o clima quente Após o plantio quando a muda atingir cerca de 12 cm de altura, deve-se realizar o desbaste, retirando a parte mais fraca, deixando-a na cova. Após cerca de 80 dias, podemos iniciar a colheita, que pode levar de 3 a 4 meses. Reproduz-se por sementes.

Planta medicinal

Indicações: arteriosclerose, alterações circulatórias, tumores, micose, afecções hepáticas, cálculos biliares
Propriedades medicinais: antioxidante, emoliente, antimicótica, cicatrizante
Partes utilizadas: folhas, sementes, raízes

TAGS:

plantas,flores,jardins,jardineiros,paisagista,tronco,cascalho,suculenta,natureza,ideia,fazer,criar,natural,verde,espaço,flora,amazonia,brazil,eua,take,care,garden,takecaregarden.com,takecaregarden.blogspot.com, pra que serve, como usar, plantas,nature,plantamedicinal,medicinal,saude,horta,deserto,takecaregarden

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem