Acácia-pompom ou Vachellia seyal

Ficha Técnica

Nome científico: Vachellia seyal
Sinonímia: Acacia seyal, Acacia fistula, Acacia flava, Acacia stenocarpa, Acacia hockii, Acacia boboensis
Nomes populares: Esponjinha-amarela, Acácia-vermelha, Acácia-de-tronco-vermelho, Árvore-da-goma-arábica, Seyal
Família: Fabaceae
Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais, Bonsai
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Semi-árido, Subtropical, Tropical
Origem: África, Egito, Moçambique, Namíbia, Oriente Médio, Península Arábica, Quênia, Sudão, Uganda
Altura: 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros

Luminosidade: Sol Pleno 

Os pompons de acácia são árvores de folha caduca. Uma planta ornamental ou árvore nativa da savana africana. É uma coroa "guarda-chuva" esparsa, com acúleos, pontas, galhos horizontais e ascendentes, fazendo com que pareça mais largo do que mais alta. O tronco é ereto a retorcido, com diâmetro de 20 a 60 cm e casca geralmente vermelha, embora possa ser verde-clara dependendo da variedade. Sua casca é pulverizada e lasca todos os anos com bordas irregulares. As folhas são bipinadas, alternando com pequenas folhas ovais de cor verde-acinzentada. Pode florescer mais de uma vez ao ano, com inflorescências glomerulares, axilares e amarelos, com longos estames, dando-lhe o aspecto de "pom-pom". As flores são perfumadas e atraentes para abelhas e borboletas. O fruto é uma vagem plana, marron, rachada, curvada, com sementes ovais.

Pompon Acacia é uma planta atraente para um efeito dramático no jardim. tronco retorcido vermelho Em contraste com as folhas cinzentas finamente texturizadas. Bastante incomum e lindamente enfeitado. Perfeito para jardins modernos de jardim zero ou de baixa manutenção com pouca ou nenhuma rega. A planta é solitária, como planta solitária ou em grupos, em fileiras ou bandos. É também uma espécie ideal para bonsai.

Esta árvore também se mostra como coadjuvante na alimentação de ruminantes em regiões semiáridas e serrados. As folhas, os frutos e a casca do tronco possuem alto valor proteico e podem ser aplicados por vacas, cabras ou ovelhas. Curiosidade: o pompon de acácia é um importante fonte de goma árabe, embora sua qualidade seja inferior à goma Senegalia senegal, a principal fonte dessa goma.

Deve ser cultivada ao sol, em qualquer tipo de solo, enriquecida com matéria orgânica e irrigada no primeiro ano de plantio. Depois de um bom estabelecimento, a acácia pompon torna-se muito resistente a períodos de seca ou estagnação da água. Não tolera frio intenso ou geada intensa. Propagado por sementes, estacas ou camadas aéreas. sementes de baixa germinação A maioria deles não excede 30 %.

Planta medicinal

Indicações: Disenteria, Infecções da pele, Lepra, Diarréia, Hemorragia, Inflamações dos olhos, Rinite, Artrite, Bronquite , Reumatismo, Queimaduras, Afecções da vesícula biliar, Sífilis
Propriedades medicinais: Estimulante, afrodisíaco, emoliente, analgésico, antibiótico, adstringente
Partes utilizadas: Casca do tronco, Madeira, Goma

Atenção

Os altos teores de tanino nesta espécie podem torná-la tóxica aos animais de produção quando em grandes quantidades na dieta. O ideal é não utilizar mais de 20% desta acácia na alimentação de ruminantes.

TAGS:

plantas,flores,jardins,jardineiros,paisagista,tronco,cascalho,suculenta,natureza,ideia,fazer,criar,natural,verde,espaço,flora,amazonia,brazil,eua,take,care,garden,takecaregarden.com,takecaregarden.blogspot.com, pra que serve, como usar, plantas,nature,plantamedicinal,medicinal,saude,horta,deserto,takecaregarden

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem