Acácia-branca ou Moringa oleifera
Luminosidade: Sol Pleno
O Acácia Branca, ou Moringa, também é conhecido como uma planta decídua de pequeno a médio porte que tem muitos usos. É originária do Himalaia, e se alastrou por várias regiões tropicais e subtropicais do planeta devido às suas inúmeras propriedades, principalmente como planta medicinal e nutritiva. Apresenta tronco único e ereto, de 20 a 45 cm de diâmetro, com casca grossa, cinza esbranquiçada. Sua copa é aberta, peluda, e seus galhos são longos e finos. resultando na aparência de um guarda-chuva. As folhas são trifolioladas, com folíolos elípticos a obovados, de coloração verde-clara, conferindo ao conjunto foliar aspecto pinado. Floresce o ano todo, com cachos de pequenas flores brancas hermafroditas, perfumadas e cremosas. O resultado são vagens longas que murcham quando maduros para se desdobrar em três asas. Ela libera sementes pálidas, papiro e muitas sementes aladas.
A moringa é cultivada principalmente por seu valor nutricional e medicinal, pois é considerada uma planta milagrosa. É rico em nutrientes, de proteínas vitaminas, e tem ajudado imensamente no combate à subnutrição em países subdesenvolvidos. Continua a ser um parceiro poderoso para os vegetarianos devido ao seu alto teor de aminoácidos essenciais. As folhas, frutos, sementes, flores e raízes podem ser consumidos de diversas formas, desde crus, em sumos de frutas, vitaminas, saladas, até preparados cozidos em sopas, cremosos, etc. A farinha das folhas também é utilizada como suplemento alimentar. Durante o tratamento da água o pó da semente tem efeito semelhante à floculação, limpando, aglutinando e removendo as impurezas e microorganismos que se depositam rapidamente no fundo do tanque. Para utilizações médicas, consulte a tabela abaixo.
Seu uso paisagístico ainda é discreto, mas tem grande potencial, devido ao caule engrossado, com aspecto muitas vezes barrigudo, que confere certo exotismo ao horto. Fornece cerca de 50 % de sombra clara, adequada para cultivo de epifitismos e cobertura de solo de sombra parcial. Além disso, floresce o ano todo. Em alguns países, também é usado como planta em vaso. com o símbolo do calibre e cauda esculpida Semelhante ao cor-de-rosa do deserto (Adenium obesum).
Deve ser cultivada em solo fértil, profundo, drenante, neutro ou levemente ácido, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente no primeiro ano de plantio. No entanto, pode crescer em uma variedade de tipos de solo, evitando solos argilosos muito secos e excessivamente pesados, sujeitos a encharcamento. Uma vez bem estabelecido, torna-se tolerante a períodos de seca. Atura geadas leves, mas cresce melhor no calor tropical. Responde bem a fertilização e irrigação adicionais, produzindo mais folhas e vagens. Propagado por sementes frescos e estacas jovens ou semi-ramificadas.
TAGS: