Abricó-do-pará ou Mammea americana

Ficha Técnica

Nome científico: Mammea americana
Nomes populares: Abricoteiro, Abricó-de-são-domingos, Abricó-selvagem
Família: Calophyllaceae
Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América Central, América do Norte, América do Sul, Antilhas, Brasil, México, Nicarágua
Altura: acima de 12 metros

Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno 

O Abricó do pará é uma arvore perene, perene e frutífera nativa da região amazônica. Grande em tamanho, em ambientes favoráveis ​​atinge mais de 20 metros de altura. Seu tronco é curto, sua copa piramidal a oval é muito densa, frondosa e bastante decorativa. Para a aparência geral da arvore, compare-a com a magnólia (Magnolia grandiflora). Suas folhas são elípticas ou ovadas, grandes, coriáceas, verde-escuras, brilhantes e contrapostos. Floresce no final da primavera e início do verão com grandes flores brancas, solitárias ou aos pares, contrários umas às outras, com longos estames em uma pluma central. Os frutos que se seguem são bagas comestíveis, embora muitas vezes sejam confundidos com drupas. Forma redonda com casca marrom carne amarela a laranja carne macia, quatro sementes cada. O sabor é doce, mas a textura pode variar de crocante a suculenta, firme e macia.

Bonitas árvores para estruturas de floresta tropical ou até mesmo solitárias e em fileiras. Sua folhagem densa também é bastante poderosa como o vento por causa do tamanho grande Recomenda-se, portanto, que seja plantada em jardins, parques e grandes fazendas. Seu crescimento é bastante lento e dura de seis a dez anos desde a semeadura até a primeira floração. A baga é supostamente saborosa, comida inteira, cozida e transformada em xaropes, geleias e licores. A casca e as sementes são adstringentes e devem ser cuidadosamente removidas antes de comer. As flores são colocadas para fazer um licor e um espírito aromático conhecido como Eau Créole. As sementes possuem propriedades inseticidas e parasiticidas e são utilizadas no controle de piolhos, ácaros, pulgas e pragas.

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, profundo, drenante, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente, principalmente nos primeiros anos de plantio. Prefere calor e humidade nos trópicos úmidos. e cresce melhor em regiões com mais de 1.500 milímetros de chuva por ano. Em outros lugares, a irrigação adicional é recomendada. Não tolera frio extremo, geadas ou mesmo períodos de seca. Os fertilizantes orgânicos regulares, bem como uma boa cobertura vegetal mantida no solo, são importantes para o damasqueiro. Propagado por sementes ou preferencialmente com garfo (tipo ramificado). As sementes germinam lenta e desigualmente, leva 60-260 dias.

TAGS:

plantas,flores,jardins,jardineiros,paisagista,tronco,cascalho,suculenta,natureza,ideia,fazer,criar,natural,verde,espaço,flora,amazonia,brazil,eua,take,care,garden,takecaregarden.com,takecaregarden.blogspot.com, pra que serve, como usar, plantas,nature,plantamedicinal,medicinal,saude,horta,deserto,takecaregarden

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem