Abricó-de-macaco ou Couroupita guianensis

Ficha Técnica

Nome científico: Couroupita guianensis
Nomes populares: Amêndoa-dos-andes, Árvore-de-macaco, Castanha-de-macaco, Cuia-de-macaco, Cuiarana, Curupita, Macacarecuia
Família: Lecythidaceae
Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas, Árvores Ornamentais
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul
Altura: acima de 12 metros

Luminosidade: Sol Pleno 

O Abricó de macaco é uma planta ornamental nativa da floresta amazônica. Simples, alternativas, ovais a lanceoladas. As flores desabrocham nas hastes em cachos extraordinariamente longos, de até 3 metros de comprimento. As flores contêm seis pétalas carnudas, esverdeadas, laranja ou vermelhas e estames longos brancos, amarelos ou rosa com anteras amarelas. Exalam um perfume delicado de rosas, atraindo abelhas e zangãos, responsáveis ​​pela polinização. A floração pode continuar durante todo o ano. Mas é mais intenso na primavera e no verão.


Seus frutos são grandes cápsulas esféricas com casca marrom e lenhosa, pesando cerca de 3 quilos e 20 cm de diâmetro, dando-lhe o nome de árvore de balaço de canhão inglesa. Sua polpa é gelatinosa, azul e de odor fétido, contendo de 200 a 300 sementes. Embora comestíveis, os frutos não são apreciados devido ao aroma desagradável. No entanto, eles servem como alimento para macacos e animais de estimação. A baga do damasco de macaco leva quase um ano para amadurecer e pode ser muito perigosa se cair.


Por isso, esta bela árvore não pode ser plantada em locais de circulação de pessoas e carros, como calçadas e ruas, bem como pequenos pátios residenciais. Sua beleza deve ser admirada de longe, geralmente em parques, pátios botânicos, grandes pátios e fazendas. O tamanho dos Abricós de macacos também é sólido, atingindo uma altura de 15 a 25 metros e até 35 metros em seu habitat natural. Cresce rápido e a madeira é macia. Consequentemente, deve ser amarrado no primeiro ano após o plantio.


Deve ser cultivada em solo ensolarado e fértil, enriquecido com substâncias orgânicas e regado regularmente. Gosta de calor, humidade e é resistente ao encharcamento. Nos primeiros anos é interessante proteger a muda do sol quente do meio-dia, assim como as copas das árvores da floresta a protegem. As flores aparecem a partir do quinto ano. propagado por sementes.

TAGS:

plantas,flores,jardins,jardineiros,paisagista,tronco,cascalho,suculenta,natureza,ideia,fazer,criar,natural,verde,espaço,flora,amazonia,brazil,eua,take,care,garden,takecaregarden.com,takecaregarden.blogspot.com, pra que serve, como usar, plantas,nature,plantamedicinal,medicinal,saude,horta,deserto,takecaregarden

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem