Saiba tudo sobre o Cacho-de-marfim ou Buckinghamia celsissima

Saiba-tudo-sobre-o-Cacho-de-marfim-Buckinghamia-celsissima

Ficha Técnica

Nome científico: Buckinghamia celsissima
Família: Proteaceae
Origem: 

Luminosidade:  

Dicas e cuidados do Cacho-de-marfim ou Buckinghamia celsissima

O cacho de marfim é uma árvore perene. Há flores e lindamente enfeitados. Nativa das florestas tropicais do norte de Queenslândia. Austrália. É de médio a grande porte, atingindo alturas de cerca de 30 metros em seu habitat. Na cultura não excede 8 m. 

Possui copa arredondada com diâmetro de 2 a 5 metros e um belo caule com casca marrom ou cinza. Possui folhas inteiras elípticas, com nervura central bem marcada e cor verde escuro brilhante, com face inferior esbranquiçada e textura aveludada. Floresce no verão, produzindo longas inflorescências cilíndricas racemosas, caídas e terminais com flores de cor creme e estames curvos. A baga próxima é um folículo marrom lenhoso.

Os cachos de marfim são uma escolha muito interessante na paisagem devido à sua alta durabilidade, baixa manutenção e excepcional beleza na floração. Seu cultivo limitado a torna ideal para plantio em calçadas e outras áreas urbanas. 

Pode ser usado individualmente, em colunas ou em pequenos grupos. É muito atraente para os insetos durante a floração e proporciona sombra confortável durante todo o ano. Ainda é pouco cultivada no Brasil, mas está bem adaptada ao clima e ao solo.

Dicas e cuidados do Cacho-de-marfim ou Buckinghamia celsissima

Deve ser cultivada o pleno sol, em solo bem drenado, enriquecido com matéria orgânica, e regada regularmente no primeiro ano de plantio. Não tolera solo encharcado. mas precisa de bastante água. Portanto, não é muito indicado para áreas onde as chuvas são distribuídas de forma irregular, com períodos secos muito acentuados e prolongados. 

Agüentar sombreamento parcial. Não suporta geadas severas, principalmente quando jovem, mas uma vez bem estabelecido, tolera geadas ocasionais. O frio e a falta de água reduzem o crescimento da planta que não pode ultrapassar o tamanho da arvoreta. 

Essa exibição não requer corte, mas pode ser fatiada com segurança por qualquer pessoa disposta a impor um formato específico. Propagado por semente Mas principalmente por estacas, meio galhos. A floração começa aproximadamente 3-5 anos após o plantio.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem